terça-feira, outubro 14, 2008

Continua onda de violência contra cristãos

Milhares de cristãos iraquianos abandonaram suas casas no norte do país depois de uma série de assassinatos e ameaças. De 11 a 15 cristãos foram mortos nos últimos dias na cidade de Mossul. O governo reforçou a segurança na região, que continua entre as mais violentas do Iraque, e onde um grupo de combatentes da Al-Qaeda resiste às tentativas dos EUA de expulsá-los de lá. Os cristãos representam cerca de 3% da população do Iraque, que é de 28 milhões de pessoas. Segundo líderes da igreja e organizações de direitos humanos, a comunidade está hoje reduzida a quase metade do seu tamanho desde a chegada dos norte-americanos, em 2003. Muitos deixaram o país fugindo de extremistas islâmicos e criminosos.

Na Índia, a situação também é grave. O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, pediu nesta segunda-feira que haja medidas urgentes para combater a violência religiosa na Índia. Nas últimas semanas o país vem sendo palco de uma onda de violência contra cristãos e minorias muçulmanas. Mais de 80 pessoas foram mortas. Vários adventistas e inclusive um pastor também foram mortos. Manmohan Singh disse que há confrontos entre hindus, cristãos, muçulmanos e grupos tribais. O primeiro-ministro ressaltou que a violência religiosa e étnica está ameaçando a unidade do Estado indiano.

Deu no The New York Times: "A família de Solomon Digal foi intimada pelos vizinhos a ir a um lugar que funciona como uma praça pública em frente a uma cafeteria da vila. Ordenaram que se ajoelhassem e saudassem o retrato de um pregador hindu. Disseram-lhes para entregar suas Bíblias, hinários e dois calendários brilhantemente coloridos com a imagem de Cristo que ficava pendurado em suas paredes. Então, Digal, 45, cristão desde a infância, foi forçado a assistir seus vizinhos hindus queimarem seus pertences."