segunda-feira, outubro 27, 2008

Visita à Igreja Adventista Nipo-Brasileira

No sábado, fui com minha esposa e filhas visitar a Igreja Adventista Nipo-Brasileira, em São Paulo. Preguei de manhã e apresentei palestra à tarde. Quando avistei tantos irmãos de origem japonesa e chinesa, me lembrei da reportagem de capa que escrevi para a Revista Adventista alguns anos atrás (“A toda tribo, língua e povo”), falando sobre o trabalho das igrejas adventistas étnicas no Brasil, como a Comunidade Árabe Aberta, a Comunidade Judaico-Adventista, a Igreja Adventista Coreana, a Igreja Hispana, e outras (qualquer hora publico o texto aqui).

A igreja nipo tem cerca de 100 membros que vivem como uma verdadeira família. Eles almoçam juntos no recinto da igreja todos os sábados. Cada família leva um prato especial e todos compartilham da refeição. É uma festa. O clube de desbravadores também realiza ali atividades de cunho espiritual no sábado à tarde. Das 28 crianças, apenas três são membros batizados. É um trabalho muito bonito, reconhecido pelos pais dos garotos e garotas, muitos dos quais se deslocam de bairros distantes para participar do clube.

Um detalhe que me chamou a atenção e até emocionou foi ver, após o almoço, um grupo de jovens se dirigir a um canto do terreno da igreja, debaixo de uma sombra, e animadamente estudar a Bíblia por algumas horas.

Havia muitas crianças ali e minhas filhas adoraram passar o sábado com elas. Foi realmente um dia especial. Uma antecipação da festa que será a volta de Jesus e o encontro com nossos irmãos de todo o planeta – e de todo o Universo!

Michelson