sábado, outubro 25, 2008

Justiça gaúcha condena Coca-Cola

A Coca-Cola foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 6 mil a dois consumidores que ingeriram a bebida e, depois, perceberam que havia um corpo estranho dentro da garrafa. Na ação, Rodrigo da Silva Machado e Luciane Santoni afirmaram que eram partes de um inseto, com "pequenas patas e massa cinzenta". Eles anexaram uma foto para comprovar a acusação. Segundo a Vonpar Refrescos, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e alvo da ação, uma perícia particular constatou tratar-se de um corpo vegetal.

Mesmo assim os magistrados do Tribunal de Justiça gaúcho condenaram a empresa porque a ingestão do produto defeituoso teria causado "abalo de ordem psíquica" aos consumidores. A decisão foi tomada pela Nona Câmara Cível da Corte no último dia 8 e ainda cabe recurso. ...

(O Globo)

Nota: Segundo o Jornal Online da Universidade de Coimbra, "os efeitos [da cafeína] são sentidos enquanto estiver presente na corrente sanguínea. A classificação entre não utilizadores, consumidores pontuais, consumidores regulares e consumidores impulsivos está diretamente ligada ao fato de, para além de causar dependência, a cafeína provocar o efeito de tolerância, pelo que progressivamente maiores doses dessa droga têm de ser ingeridas para atingir um mesmo efeito. Dores de cabeça, irritabilidade, cansaço e incapacidade de concentração são alguns dos sintomas provocados pela interrupção abrupta da ingestão de cafeína".

Do ponto de vista da saúde, a Coca-Cola já é um produto "defeituoso". A cafeína tem efeito comprovado sobre o sistema nervoso. Portanto, independentemente de haver ou não "corpo estranho" numa garrafa, seu conteúdo pode acarretar "abalo de ordem psíquica".

E já que foi a Justiça gaúcha que condenou a Coca-Cola, é bom lembrar o que diz o site do Imesc: "Erva mate - Nativa da América do Sul, contém, relativamente, uma grande quantidade de cafeína. É consumida principalmente como chá ou chá mate, ou chimarrão, bebida popular dos pampas, ou tererê, este aqui popular no Paraguai."

Cuidado com os "corpos estranhos" que podem causar "abalos psíquicos"![MB]