sexta-feira, outubro 03, 2008

EUA votam pacote, mas o medo ainda existe

Segundo o site BBC Brasil, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sancionou nesta sexta-feira o pacote de US$ 700 bilhões para ajudar empresas que estão passando por dificuldades devido à crise econômica que atinge o país. O pacote foi aprovado nesta sexta-feira pela Câmara dos Representantes (deputados federais) dos Estados Unidos, ao receber 263 votos a favor e 171 contra. "Sei que alguns americanos estão preocupados com essa lei, especialmente com o papel do governo e o custo do plano", disse o presidente, após a votação na Câmara. "Como grande simpatizante do livre mercado, acredito que a intervenção do governo (na economia) deve ocorrer apenas quando é necessária", acrescentou. "Nesta situação, uma atitude é claramente necessária."

"Ao trabalharmos juntos (o Legislativo e o Executivo americanos), agimos com ousadia para ajudar a evitar que uma crise em Wall Street se transforme em uma crise em comunidades em todo o país", completou.

Mesmo com essa medida do governo dos EUA, é possível fazer muitas comparações entre a crise atual e a de 1929. Uma semelhança que o mundo está aflito por evitar é a depressão que assombrou os anos 1930. A julgar pelo número de vezes que a "palavra-D" aparece nos jornais, há motivos para se preocupar. Um levantamento de textos jornalísticos das últimas duas décadas mostra uma curva acentuada - para cima - da menção à palavra "depressão". Ou os analistas esperam o pior, ou talvez a única coisa que temos a temer são os receios dos próprios jornalistas. (Opinião e Notícia)