terça-feira, junho 01, 2010

AI exige que presidente lituano apoie marcha gay

A Anistia Internacional (AI) divulgou declaração de imprensa na qual exige que o presidente da Lituânia permita atividades de orgulho gay no país. O presidente lituano, Dalia Grybauskaite, foi instruído num comunicado à imprensa pela organização a “garantir que a marcha do orgulho gay báltica de 2010 vá em frente no dia 8 de maio, apesar de nova tentativa de proibi-la”. O comunicado à imprensa veio em resposta à decisão de um tribunal de suspender a licença para o evento. Ontem pela manhã, o Tribunal Administrativo do Distrito de Vilnius anunciou que considerará um pedido do Procurador Geral interino Raimondas Petrauskas e do membro do conselho municipal de Kaunas, Stanislovas Buskevicius, para revogar a licença para os eventos. Até que se chegue ao veredito, o tribunal suspendeu a licença como “medida de segurança temporária”.

“Tenho apenas um argumento: manter a ordem pública. Caso haja ameaça ao bem-estar das pessoas e à segurança pública, a licença não deveria ser dada”, disse o procurador geral. “Temos de pesar a marcha pacífica versus a ordem pública e o bem-estar.”

Buskevicius disse que a marcha “ofenderia valores que são caros na Lituânia: decência, fidelidade, fertilidade, dignidade humana”. Ele disse que o Estado não deveria adotar um estilo de vida que vai contra os valores da maioria.

A mais recente influencia maléfica da Anistia Internacional ocorre depois que a AI criticou no ano passado a lei lituana que proíbe a promoção da homossexualidade nas escolas e outros locais públicos. A AI se queixou da iniciativa de 50 parlamentares lituanos que têm tentado banir a marcha, dizendo que ela violaria essa lei, que entrou em vigor no começo deste ano.

(Life Site News)

Leia também: "Christian ministers arrested for praying near gay fest"

PEDIDO: este blog está participando do concurso TopBlog. Se você quiser dar seu voto, é só clicar aqui. Muito obrigado!