segunda-feira, junho 07, 2010

Vida em lua de Saturno ou mais sensacionalismo?

A Nasa (agência espacial norte-americana) anunciou que a missão Cassini encontrou evidências da existência de vida em Titã, uma das luas de Saturno. A superfície de Titã é fria demais para ter água em sua forma líquida, mas os cientistas sugerem que formas exóticas de vida poderiam existir em seus lagos de metano ou etano líquidos. Em 2005, o pesquisador Chris McKay afirmou que alguns microorganismos poderiam viver respirando hidrogênio e se alimentando da molécula orgânica acetileno, criando metano no processo. Isso explicaria a falta de acetileno em Titan e de hidrogênio na superfície da lua, em que esses espécimes estariam vivendo, dizem os cientistas da Nasa.

“Nós sugerimos o consumo de hidrogênio porque é o gás óbvio para a vida em Titã, semelhante ao nosso consumo de oxigênio na Terra”, afirmou McKay. “Se esses sinais forem mesmo de vida, seria excitante, sem dúvida, porque representaria uma segunda forma de vida independente daquela que é vista na Terra, baseada na água.”

Eles afirmam, porém, que formas de vida baseadas no metano ainda são apenas hipotéticas. De acordo com comunicado da Nasa, os cientistas ainda não detectaram essa forma de vida em lugar algum, apesar de haver micróbios que vivem na água na Terra que conseguem sobreviver no metano ou que o produzem como resíduo.

(Folha.com)

Note: Leia novamente as palavras e os trechos que grifei e compare-os com o título dessa matéria publicada no site Folha.com: “Estudos da Nasa sugerem descoberta de vida em lua de Saturno”. Esses editores crentes...[MB]