domingo, junho 27, 2010

Usar produto falsificado torna a pessoa desonesta

Parte de uma pesquisa norte-americana provou que comprar produtos falsificados faz a pessoa se sentir falsa. E mais: segundo o estudo, quem costuma lidar com os falsificados pode, em algumas situações, ser mais desonesto. O relato é da autora da pesquisa, a cientista Francesca Gino. Para chegar a essa conclusão, os cientistas forneceram óculos da marca Chloé a um grupo de voluntárias. Eles custam cerca de US$ 300 o par. Para algumas das participantes foi dito que os óculos eram verdadeiros e para outras, o contrário. Depois, foi organizado um jogo de perguntas e respostas que teria como prêmio alguns dólares, dependendo do acerto das perguntas.
Ao fim dos testes, os pesquisadores concluíram que 30% dos participantes que acreditavam estar com óculos autênticos enganaram, copiando as respostas certas. Do outro lado, 70% dos que acreditavam usar óculos falsos fizeram isso.

Em outras duas metodologias do estudo as mulheres confirmaram a tese, seguindo a linha descrita acima. A moral, então, é que o senso de certo ou errado das pessoas influencia na maneira como elas se comportam. Mesmo quando é outra pessoa que faz alguém se comportar mal, isso pode afetar seu comportamento subsequente.

(Opinião e Notícia)