sexta-feira, junho 11, 2010

Projeto Atlanta: roubaram a "gorducha"

O médico que fez meu atendimento no hospital da cidade de Libéria, na Costa Rica, disse-me que estou muito bem, se considerarmos do ponto de vista do sistema ósseo, cérebro e nervos. Adiantou: descanse pelo menos um dia e reinicie sua viagem, pois seus exames mostram que você está com a força de um touro. Esse médico, Dr. Julio Colindres, do hospital Enrique Baltodano Bricenho, de Libéria, realmente não podia ter me dado melhor notícia. O acidente foi considerado grave e as suspeitas eram de traumatismo craniano, fratura nas costelas e coluna. Todavia, apesar do infortúnio, louvo a Deus que me deu livramento do pior, pois que adianta ter a melhor bicicleta, o equipamento mais sofisticado, o melhor staff de apoio, se não tiver condições físicas para realizar o projeto como Deus me pediu?

Por tudo isso, quando ingressei no quarto do pequeno hotel onde ia dormir esta noite, meu primeiro gesto foi me ajoelhar e agradecer por tão imensurável misericórdia sobre minha vida. Nessa singela oração, também pedi que conseguisse recuperar a “gorducha” (bike) e todos meus pertences pessoais.

Entretanto, tinha plena consciência de que seria um milagre sobre outro milagre, porque ainda caído na pista, escutei alguém dizer que seria difícil a bicicleta não desaparecer naquela correria. Outro disse que os próprios policiais costumam dar fim a objetos durante sinistros dessa espécie. Mas, pela fé, clamei: “Senhor, a ‘gorducha’ foi doada, permita que eu a recupere. Mostre, meu Pai, a Sua compaixão e excelsa glória sobre mim fazendo-me reaver tudo quanto tinha antes desse acidente.”

Levantei-me da oração e escutei o recepcionista do hotel me chamar. Disse que havia três rapazes em uma pick-up procurando um brasileiro que havia sido atropelado por um caminhão e levado ao hospital de Libéria. Eram quase 10h quando recebi essa visita.

Desci e perguntei por que estavam me procurando. Eles disseram: “Vimos o acidente que você sofreu. Aconteceu quase em frente de nossa casa, próximo à cidade de Canas, onde moramos. Nós guardamos sua bicicleta e todas as mochilas. Viemos buscá-lo para ir a nossa casa, descansar e seguir viagem quando achar que tem condições.

Ouvi calado e não sabia se chorava ou sorria. Fiz os dois, e deixei-os tão comovidos que também se emocionaram profundamente. “Olha, amigo, você escapou da morte. Fui eu quem afastou seu corpo da beira da pista para o gramado. As carretas passavam raspando sua cabeça”, disse um dos jovens chamado Luis Diego. “Viemos ao hospital para saber noticias suas e nos disseram que já havia recebido alta. Então pensamos que alguém cansado e ferido não iria procurar abrigo muito longe e vimos o hotel em frente e achamos que você poderia estar aqui. Que ótimo encontrá-lo. Estamos muito felizes. Queremos devolver sua bicicleta e todos os equipamentos que estavam espalhados na pista. Ainda bem que fomos os primeiros a chegar, senão você teria perdido tudo. Pedimos que nos dê a honra de hospedar um brasileiro atleta em nossa casa. Será uma grande satisfação para nós.”

Como já havia pagado o hotel, disse-lhes que iria no dia seguinte.

“Ok, amanhã, quando você estiver pronto, ligue-me que um de nós virá buscá-lo.”

Depois de dizer isso, passaram-me um papel com um número de telefone, entraram na caminhonete e se foram.

Retornando ao quarto, não pulei de alegria porque meu joelho esquerdo ainda sangrava. Mas meu espírito se encheu de um suave aroma de bênçãos divinas. Algo que não tenho palavras para descrever.

Assim encerrei mais um dia sob os céus da Costa Rica, estirando meu corpo exausto e dolorido sobre a cama, apenas tendo que pensar num problema: a conta do hospital.

Por tudo isso, volto a afirmar: sigo para Atlanta na companhia do Deus Eterno. Você quer vir também? Então continue a ler estes relatos que juntos chegaremos lá, porque os Céus estão aqui.

Até o dia seguinte...

(George Silva de Souza, atleta e autor livro Conquistando o Brasil)

PEDIDO: este blog está participando do concurso TopBlog. Se você quiser dar seu voto, é só clicar aqui. Muito obrigado!

PROMOÇÃO: Quer ganhar um livro e brindes da loja Tudo Para Vegetarianos? Clique aqui.