terça-feira, junho 22, 2010

E-mails que nos alegram (19)

“Prezado Sr. Michelson Borges, já se passou algum tempo desde que solicitei sua autorização para colocar um link do seu blog Criacionismo em meu site, e fui tão bem atendida, que resolvi lhe agradecer pela gentileza e contar-lhe como conheci seu blog. Além de ser pós-doutoranda em Engenharia Florestal pela UFPR e doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPR (área fitoquímica multidisciplinar), sou química e trabalho no ensino formal do Sistema Prisional, onde as forças do mal são muito atuantes. Certo dia, um grupo de professores resolveu trabalhar com a origem das espécies e alguns alunos detentos evangélicos se pronunciaram contra, e foram colocados numa situação constrangedora. Após isso, forte oposição ao criacionismo foi se formando ali.

“Sem saber o que estava acontecendo, fui surpreendida ao entrar na sala dos professores, quando um grupo deles – os supracitados – comentava sobre minha pessoa, pois sempre me coloquei como química criacionista, porém, sempre respeitando a opinião dos evolucionistas. Eles diziam não entender como uma pessoa do meu nível intelectual podia ser criacionista, que isso deveria ser por causa de religião, etc. Então me pronunciei, mas as pessoas foram saindo; acho que a única coisa que consegui falar foi que a gente não tem o direito de tirar a fé das pessoas, pois era o único esteio que havia sobrado para aqueles pobres indivíduos. Disse também que eles estavam sendo preconceituosos, e que eu também não concordo com algumas seitas que vão lá, mas a gente não tem o direito de julgar, pois existem muitas pessoas sinceras e de bom coração, e só podemos dar nosso testemunho e pedir a Deus que tenha misericórdia e faça a parte dEle.

“Terminando aquele fatídico dia, fui para minha casa, sabendo que deveria preparar uma palestra durante a qual iria mostrar o que é o criacionismo e que criacionistas não são pessoas de baixo nível intelectual, muito pelo contrário, temos muitos pesquisadores criacionistas nas universidades. Então fiquei doente, com dores horríveis, bateram no meu carro, mas, enfim, no dia que deveria apresentar a palestra para meus alunos de química, eu estava. Mostrei até o que é fator H e citei alguns pesquisadores, dentre os quais o Dr. Marcos Nogueira Eberlin, visto ser o meu predileto, por ser químico e o texto ‘A assinatura química de Deus’ ser maravilhoso.

“Ocorreu uma mudança naquela escola prisional. Despertou interesse pela ciência e até a ‘partícula de Deus’ foi alvo de comentários. O pessoal que atacou os criacionistas precisou estudar. É claro que sempre falo para meus alunos que devemos respeitar os outros, mesmo que sejam de opinião contrária à nossa, mas nunca mais devemos deixar que falem que criacionismo é para gente burra. Eles também precisam nos respeitar.

“Tudo isso levantou a autoestima daquelas pessoas que precisam da Bíblia e de acreditar em Deus, assim como de exemplos de pessoas criacionistas bem-sucedidas e respeitadas. Eles até me perguntam: ‘Professora, o que uma doutora faz aqui dando aula para bandido?’ E eu respondo: ‘Aqui você é meu aluno; não fale assim, você já está pagando pelo que fez. Estou aqui para ajudar você.’ Infelizmente, temos muitos alunos que se perderam na vida, mas ao serem colocadas músicas religiosas, eles choram, e então descubro que são filhos de adventistas, batistas, evangélicos, católicos, entre outros, e que precisam saber que no olhar de Deus não há perdidos. Chorei muitas vezes com eles.

“No site, as pessoas também se surpreendem ao ver que sou criacionista, da turma do DI, e acabei conhecendo pessoalmente o professor Eberlin, um verdadeiro servo de Deus. No site, podem ser vistos alguns trabalhos sobre o sistema prisional (basta clicar no menu ‘sistema prisional’).

“Michelson, que Deus continue a lhe dar ricas bênçãos. Você tem sido uma luz para muitas pessoas que estão em busca do verdadeiro caminho. Peço que ore por mim para que Deus guie meus passos e me use.”

(Miriam Machado Cunico, www.mcunico.com.br)