quarta-feira, junho 23, 2010

Projeto Atlanta: o colchão

Depois do susto que passei na autopista Cordoba-Vera Cruz, aqui no México, devido a uma tentativa de assalto e a ter batido com a bicicleta em uma caixa de abelhas, em uma noite de luar sombrio, com tudo deserto, ou seja, sem carros na pista a quem pudesse pedir socorro, agora avanço confiante de que Deus está aqui. Em realidade, Ele Se apegou a mim desde que deixei meu lar, em São Paulo, na pequena cidade de Bertioga, onde vivo numa casa quase à beira-mar e junto a uma muralha de florestas. Esse é o lugar em que treino para empreender estas viagens gigantescas. Morros, mares, cachoeiras, montanhas e florestas densas são meu habitat de treino. Foi na selva da Amazônia que me encontrei com Deus e nesses lugares medito no passado, presente e planejo minhas futuras viagens missionárias.

Essa é uma das explicações do motivo pelo qual tenho suportado tantas dificuldades sem recuar. Levo com extrema satisfação a “cruz” de pregar pelo mundo o evangelho por meio do esporte. Aliás, este ministério tem me transformado em um novo homem, tanto física quanto espiritualmente. No físico, porque tenho já meio século de vida e me sinto um menino. No aspecto espiritual, porque a cada dia vejo a face do Todo-Poderoso, à medida que estende Sua mão para me salvar. Isso aumenta a todo instante a certeza que o Deus a quem sirvo é Senhor absoluto sobre todas as adversidades dos caminhos que estou percorrendo neste desafio de unir Boa Vista-Roraima-Brasil a Atlanta-Georgia-Estados Unidos.

Nas bodas de Caná, Jesus realizou Seu primeiro milagre: transformou água em suco de uva. Quando a bebida foi servida aos que participavam da cerimônia de casamento, todos se admiraram de que o melhor vinho havia sido deixado para o fim. Isso porque o costume na época era de se servir o melhor vinho no início e, depois que todos já estavam satisfeitos, lhes era servido o vinho inferior.

Esse milagre me faz ver que Jesus, em qualquer momento de nossa vida, sempre vai querer nos brindar com o que há de melhor. Então, veja o que passei ainda no México, no dia seguinte à tentativa frustrada de assalto.

Eu estava ainda viajando por Tamaulipas. Fiz um trecho muito difícil, com montanhas, estrada com buracos, ventos e chuva. Depois de 150 km, estava exausto. Tinha comido pouco e não havia água em abundância. O complicado foi que depois de percorrer todos estes quilômetros, já por volta das 20h, não via nenhum lugar em que pudesse dormir. Estava em uma região sem casas, postos de gasolina ou mesmo um ponto de ônibus com telhado sob o qual pudesse me abrigar do sereno e da chuva fina que caia. A cerca de 250 km da fronteira norte-americana, eu estava sem abrigo para dormir.

Tenho comigo uma barraca e, encontrando um lugar com um teto em cima, posso dormir com razoável conforto e segurança. Todavia, com chuva e vento, tendo dos dois lados da rodovia apenas pasto, a situação fica complicada.

Mas, como tenho um Deus cheio de bondade e misericórdia para comigo, especialmente quando estou aflito e carente, parei após encontrar uma pequena ponte e fiz uma oração, clamando que Ele me ajudasse a conseguir um lugar abrigado para passar a noite. Depois da oração, estendi minha vista ao horizonte em frente e só contemplei asfalto. À direita, selva e pasto. À esquerda, o mesmo. Olhando para cima, via as nuvens anunciando uma chuva que não demoraria a cair.

Então, disse: “Senhor, que bom seria se esta ponte não tivesse água passando embaixo e o piso fosse liso e limpo. Assim eu poderia armar a barraca e passar a noite aqui.” Depois de dizer isso, resolvi descer para inspecionar o local. Meus olhos brilharam e se encheram de lagrimas quando encontrei a ponte seca embaixo, ou seja, não passava nenhum rio por ali. As lágrimas viraram torrentes quando percebi que havia um colchão de casal sob a ponte! Em frente à ponte, encontrei um pequeno riacho que serviria para o banho e a lavagem da roupa suada.

Com um grande sorriso nos lábios, ajoelhei e fiz uma profunda, sincera e tremenda oração de agradecimento a Deus por essa simples e maravilhosa providencia. É algo espetacular ter encontrado esse oásis, porque todas as pontes pelas quais havia passado antes desta tinham água embaixo.

Então, montei a barraca sobre o colchão e passei uma das melhores noites da travessia pelo México. O que Cristo fez em Caná da Galileia fez também aquele dia comigo. O melhor é que Ele está aqui. Sinto-O ao meu lado. E como Ele está aqui, Seus exércitos também estão.

Por isso que, sozinho, derramo lágrimas pela emoção que brota de gratidão por esse singelo e comovente milagre. Seu Santo Espírito toca meu coração, corpo e mente. Fui lavado por Sua graça porque Ele me ofereceu o melhor lugar para dormir no meio de um deserto verde e solitário.

Amanhã avançarei rumo à conquista do meu sonho: Atlanta, na Geórgia, leste dos Estados Unidos. Venha, vamos juntos agarrar pela fé essa vitoria! Levantemos a cabeça porque nosso Deus Se aproxima. As mãos dEle nos guardam com infinito amor.

Faltam algumas poucas pedaladas. Não deixe de acompanhar esta jornada porque Aquele que venceu a morte nos dará essa vitória e, muito em breve, a coroa da vida eterna.

Outra vez até breve; um breve adeus...

(George Silva de Souza, atleta e autor livro Conquistando o Brasil)



PEDIDO: este blog está participando do concurso TopBlog. Se você quiser dar seu voto, é só clicar aqui. Muito obrigado!