quarta-feira, junho 09, 2010

O conto da vacina suína

O Congresso Nacional anda muito ocupado em representar os interesses da bancada ruralista. Não fosse isso, bem que poderia investigar a atuação do Ministério da Saúde no combate à gripe pandêmica, ou suína, causada pelo vírus influenza A (H1N1). É o que está fazendo o Conselho da Europa (não confundir com o Parlamento Europeu) com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e as autoridades de saúde de seus 47 Estados-membros. Um relatório devastador as acusa de favorecer a indústria farmacêutica no enfrentamento da nova gripe. A investigação parece necessária, no Brasil, não tanto para desencavar corrupção, preferência nacional, mas o possível desperdício de ao menos parte do R$ 1,3 bilhão na compra de 113 milhões de doses da vacina antigripe. Foram imunizados até a semana passada 73,2 milhões de brasileiros, 37% da população.

Até 8 de maio, 2.115 mortes haviam sido atribuídas no país ao H1N1. Muito menos que as 140 mil vítimas (0,4% de 35 milhões de infectados) que chegaram a ser aventadas na imprensa, depois que a declaração de pandemia pela OMS - exatamente um ano atrás - lançou o mundo numa espiral de previsões alarmistas.

Para comparação: os Estados Unidos vacinaram 24% da população e estimam as mortes em 12.470. A França imunizou 8% e teve meros 312 óbitos. No mundo todo houve cerca de 18 mil vítimas do H1N1, uma cifra baixa, de ordem comparável ao número de mortes causadas pelas gripes sazonais.

O Ministério da Saúde apresenta os números brasileiros como indicadores do sucesso de sua estratégia. Mas eles também sugerem outras hipóteses: 1) Não parece haver relação direta entre cobertura vacinal e proporção de mortes pelo H1N1; 2) Nações desenvolvidas podem ter reagido de modo tecnicamente mais adequado à real gravidade da pandemia. [Leia mais]

Nota: Esta matéria de Marcelo Leite, publicada no site Folha.com, mostra que, finalmente, a grande imprensa percebeu e resolveu tratar de assuntos que rolam "nos bastidores" e são tidos por muitos como mera teoria conspiratória. A mobilização promovida pela mídia e orquestrada pela OMS mostra o poder de manipulação de massas que certamente será cada vez mais utilizado pelos detentores do poder. Creio que foi acertada a decisão de tomar a vacina, especialmente por parte daqueles que não capricham no estilo de vida que favorece um bom sistema de defesa. Além disso, a Bíblia afirma que as epidemias ("naturais" ou causadas pelo ser humano) vão aumentar à medida que o fim deste mundo se aproxima. Mais doenças e mais manipulação movida por interesses econômicos. Você tem dúvida de que dias piores virão?[MB]