segunda-feira, junho 28, 2010

Criação: a cosmovisão bíblica

Durante a 59ª Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que está sendo realizada em Atlanta, EUA, foi votada a seguinte resolução que reforça uma das crenças fundamentais da igreja:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia afirma sua crença no relato bíblico da criação, em contraste com uma explicação evolutiva para a origem dos seres vivos e a relação dos seres humanos com outras formas de vida. Adventistas do sétimo dia têm grande interesse no crescente debate em torno do design inteligente na natureza e as evidências que dão suporte a esse ponto de vista. À luz do considerável interesse público sobre esse assunto, a igreja aproveita essa oportunidade para expressar sua confiança no registro bíblico. Os adventistas do sétimo dia creem que Deus é o Criador de toda a vida e que a Bíblia revela um registro confiável de Sua atividade criadora. Além disso, acreditamos que os eventos bíblicos registrados em Gênesis 1-11, incluindo a criação especial dos seres humanos, são históricos e recentes, que os sete dias da criação foram dias literais de 24 horas, formando uma semana literal, e que o dilúvio foi global na natureza. A crença na criação é fundamental para a compreensão adventista do sétimo dia não apenas no que diz respeito à criação. Os objetivos e missão de Deus descritos na Bíblia, a responsabilidade humana para a gestão do ambiente, a instituição do casamento e do significado sagrado do sábado – todos encontram seu significado na doutrina da criação. Os adventistas do sétimo dia reconhecem que o registro bíblico da criação não responde a todas as perguntas que podem ser feitas sobre as origens. Nossa compreensão de tais mistérios é limitada. Prevemos que o estudo continuado, tanto da Bíblia quanto da natureza, vai aprofundar nossa compreensão do poder de Deus e fortalecer nossa fé em Sua Palavra e no relato da criação contido nela.

(Esta afirmação está apoiada por numerosas passagens bíblicas, incluindo: Salmo 19:1; Colossenses 1:16, 17; Gênesis 1-11; Salmo 139:14; Êxodo 20:8-11, Marcos 2:27, Romanos 8:20, 21.)