terça-feira, junho 01, 2010

Terra treme em Mutuípe, na Bahia

A terra voltou a tremer no município de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, na Bahia. No domingo, o abalo aconteceu por volta das 23h e foi o segundo em cinco dias - o quarto do ano. Embora ninguém tenha ficado ferido, a população está assustada. Moradores mostram pedaços de reboco que caíram das paredes com o tremor. Em janeiro deste ano, o sismólogo Joaquim Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já havia alertado que um novo ciclo de tremores poderia estar se iniciando na região Nordeste do país. É o que os especialistas chamam de enxame sísmico, já que algumas falhas geológicas estão sendo reativadas no Nordeste. Para o professor de sismologia da UFRN, a causa dos tremores é a reativação da falha sismológica de Poço Branco. "No Nordeste sempre tem algum tremor de terra. Na Bahia fazia algum tempo que estava sem abalos, mas no início do século XX, houve vários tremores de magnitude acima de 4 graus no Recôncavo", conta Ferreira.

O pesquisador da UFRN lembra que a região já está acostumada à atividade sísmica, pois além da falha de Poço Branco, há outra falha sismológica bastante conhecida: a Samambaia. "A Samambaia fica na região de João Câmara, 20 km à oeste da falha de Poço Branco, e está mapeada com 40 km de extensão. Graças ao seu tamanho, a qualquer momento podem vir a ocorrer abalos de magnitude acima de 4 ou 5 graus. E, se o epicentro for a zona urbana de alguma cidade, os estragos podem ser maiores", garante.

Os tremores sentidos em Mutuípe têm incomodado ainda mais os moradores do município, especialmente porque não foram registrados por nenhum laboratório sismológico do país. [...]

(O Globo)

Nota: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores" (Mateus 24:7, 8).