quinta-feira, junho 10, 2010

Japoneses querem transformar Lua em painel solar


A Lua vai ganhar um bambolê. Mas se você acha que ela será atingida por asteróides e ganhará um anel semelhante a Saturno, a ideia não é essa. A Shimizu Corporation, uma empresa japonesa de construção (sim, eles!), propôs um plano para aproveitar a energia solar em larga escala com a construção de um cinturão de células solares em torno do satélite. Segundo a empresa um anel de cerca de 11.000 milhas em todo o “equador” da Lua poderia coletar energia que seria transmitida para a Terra por micro-ondas potentes e raios laser, atendendo as necessidades energéticas mundiais. Para a sua construção, robôs teleoperados por um grupo aqui na Terra fariam a obra e seriam inspecionados por um grupo de astronautas. A luz solar seria captada pelas células solares do anel e convertida em eletricidade que seria transmitida por fios elétricos para instalações de transmissão local. Ali, a eletricidade seria convertida em micro-ondas e raios laser e transmitida com precisão para os receptores 20 km de diâmetro na Terra, onde novamente seria convertida em eletricidade e fornecida à rede.

A empresa diz que uma das maiores vantagens do anel lunar é que a Lua praticamente não tem atmosfera, de modo que não há tempo ruim ou nuvens que pudessem comprometer a eficiência dos painéis solares. A ideia é gerar energia limpa que possa diminuir nossas dependências das energias atuais.

Os japoneses parecem realmente empenhados em dominar a Lua, só falta um parque temático (o que, acredito, não vá demorar muito).

(FayerWayer)

Nota: E se houver algum erro na transmissão das micro-ondas? Alguém pode ser assado.[MB]