terça-feira, junho 15, 2010

Quase cem tremores atingem o Sul da Califórnia

A região da fronteira entre o estado americano da Califórnia e o México foi atingida por mais de 90 tremores de terra desde a noite de segunda-feira (madrugada desta terça no horário de Brasília), o maior deles com 5,7 graus na escala Richter. O abalo mais forte (o único até agora com magnitude superior a 5) foi sentido desde San Diego até o condado de Orange, balançando também a cidade de Los Angeles. Não foram registrados danos significativos ou vítimas. Segundo Egill Hauksson, especialista em sismologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, o tremor foi uma réplica do terremoto de 7,2 graus de magnitude, que sacudiu a Baixa Califórnia e o sul da Califórnia em abril, no domingo de Páscoa. O epicentro do tremor de segunda-feira aconteceu na mesma zona do terremoto de abril.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos anunciou que o epicentro do maior tremor foi localizado a oito quilômetros a sudeste de Ocotillo, no condado Imperial, a cerca de 136 quilômetros a leste de San Diego. O terremoto aconteceu às 21h26 de segunda-feira (1h26 de terça no horário de Brasília). Depois dele, a agência americana registrou mais 91 tremores com intensidades entre 2,5 e 4,5 graus na escala Richter até as 3h30 (7h30 no horário de Brasília) desta terça, no Sul da Califórnia.

“Logo que senti o abalo, minha esposa disse ‘agarra o menino’. Minha filha correu para o jardim dos fundos. Foi uma sacudida muito forte”, disse Louis Fuentes, dirigente da junta de supervisores do condado Imperial, que estava na garagem de sua casa em Calexico, a cerca de 48 quilômetros a leste do epicentro.

O terremoto mais forte foi sentido de forma leve em Los Angeles. Em San Diego, o tremor provocou uma pausa na partida de beisebol entre o Toronto Blue Jays e o San Diego Padres, no estádio Petco Park.

Os abalos sísmicos são os mais recentes de uma série de tremores que sacudiram o sul da Califórnia durante o fim de semana, incluindo dois terremotos moderados que atingiram uma zona desértica a leste de San Diego.

(O Globo)