sexta-feira, julho 08, 2011

Encontrados na Austrália fósseis de marsupial gigante

Uma equipe de paleontólogos australianos descobriu fósseis do maior marsupial que alguma vez existiu, no estado de Queensland, Austrália. O animal viveu há dois milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista]. O esqueleto quase completo do Diprotodon optatum, animal que chegava a pesar três toneladas e se encontrava por toda a Austrália, foi descoberto numa propriedade perto de Burketown. Sue Hand, paleontóloga da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW, sigla em inglês) e que participou nos trabalhos, disse à Australian Geographic que o marsupial tinha um tamanho comparável ao de um rinoceronte dos nossos dias. “Era o maior marsupial que alguma vez viveu no planeta”, contou. “Encontrámos o crânio e as mandíbulas e quase todo o resto do esqueleto”, acrescentou, salientando não ser muito fácil encontrar um espécime em tão boas condições. Mike Archer, professor de Ciências Biológicas na mesma universidade, comentou à BBC que esta é uma descoberta “extraordinária”.

Agora, os fósseis serão levados para o Riversleigh Fossil Centre, sítio classificado como Património Mundial pela Unesco, em Queensland, onde já se encontram vários tesouros pré-históricos [sic].

A espécie viveu há cerca de dois milhões de anos [idem], fazendo parte da megafauna australiana, mas extinguiu-se há 55 mil anos [idem].

(Público)

Nota: De vez em quando, são descobertos fósseis de espécimes gigantes, em comparação com seus descendentes atuais. A abundância de fósseis de animais de grande porte bem preservados (como é o caso dos dinossauros) e as evidências de extinções em massa apontam para uma grande catástrofe hídrica ocorrida em algum tempo passado. Essa catástrofe e a existência de animais de grande porte estão de acordo com o cenário pintado pela Bíblia Sagrada. (Digite a palavra "gigante" no buscador lá acima do banner do blog para encontrar mais postagens sobre animais gigantes.)[MB]