quinta-feira, julho 28, 2011

Primeira ave é apenas dino com penas

Querem derrubar o célebre fóssil Archaeopteryx do poleiro que ele ocupa lá se vão 150 anos. Pesquisadores chineses defendem que o bicho não é o “pai” das aves, como se acredita, mas apenas uma espécie de dinossauro penoso. O líder do grupo que defende a ideia na edição desta quinta-feira da revista científica Nature é Xing Xu, provavelmente o maior especialista em dinos emplumados do planeta. Paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, Xu já descreveu dezenas de fósseis espetaculares, cujas penas estão preservadas graças a condições geológicas muito especiais. Na Nature, ele e seus colegas apresentam mais um desses bichos, o pequeno Xiaotingia zhengi, de 155 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] e peso estimado de apenas 800 g. A questão é que a criatura possui um conjunto de características morfológicas (como as patas da frente, ou “asas”, longas e robustas) muito parecidas com as do suposto pai das aves. Tem também a mesma idade do Archaeopteryx - ambos são bichos do fim do período Jurássico.

Quando Xu e seus colegas usaram um programa de computador para saber onde o novo animal se posiciona na árvore genealógica de dinossauros e aves - método comum nessa área de pesquisa -, eles viram que não só o bicho foi considerado dinossauro como também sua presença “puxou” o Archaeopteryx para o lado dos dinos.

Isso significa que o Archaeopteryx pertenceria ao grupo mais geral de dinossauros emplumados, que inclui o famoso o Velociraptor, e não ao conjunto em que estão as aves “verdadeiras”.

(Folha.com)

Nota: Criacionistas já diziam isso há anos, mas os ultradarwinistas e as publicações científicas regidas pela filosofia naturalista dão ouvidos aos criacionistas?[MB]

Leia também: Digite a palavra "archaeopteryx" no buscador ali em cima para encontrar mais postagens relacionadas ao assunto.