terça-feira, julho 05, 2011

Proteína no olho humano age como “bússola”

Um estudo realizado por cientistas nos Estados Unidos sugere que uma proteína presente no olho humano pode atuar como uma “bússola”, ajudando as pessoas a se orientarem em relação ao campo magnético da Terra. No experimento, os estudiosos da Universidade de Massachusetts retiraram de moscas da espécie Drosophila melanogaster [aquelas mesmas que provam que mutações não são um mecanismo apropriado para justificar a macroevolução] proteínas chamadas criptocromos, que cientistas já haviam associado à sensibilidade que a mosca e outros animais, como aves migratórias, têm ao campo magnético terrestre. Sem as proteínas, as moscas não manifestam a habilidade de navegação com base no campo magnético. Mas quando elas receberam as proteínas retiradas do olho humano, voltaram a ter essa capacidade.

A pesquisa, liderada pelo cientista Steven Reppert e divulgada na publicação científica Nature Communications, reacende a discussão sobre se os humanos, assim como moscas e aves migratórias, também são sensíveis ao campo magnético da Terra no que se refere à orientação.

As proteínas criptocromo estão presentes, em uma de suas duas variedades principais (criptocromo-1, a produzida pela Drosophila melanogaster, e criptocromo-2, encontrada nos humanos), em cada animal do planeta. Elas teriam ligação, por exemplo, com o chamado “relógio biológico” dos humanos e de outros animais.

Também já era conhecida a faculdade da proteína de regular a orientação de animais, como borboletas e aves migratórias. A grande descoberta dessa pesquisa é que essa proteína presente nos humanos cumpriu a mesma função quando transplantada nas moscas.

Nos anos 1980, um estudo do cientista Robin Baker, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, concluiu por meio de experimentos com milhares de voluntários que os humanos são, sim, sensíveis ao campo magnético da Terra. O mecanismo que define essa sensibilidade e permite a orientação nunca foi, no entanto, descoberto. Nos anos seguintes, outros pesquisadores repetiram os experimentos, mas chegaram a conclusões contraditórias.

Ainda que já se saiba que a proteína criptocromo está por trás do senso de orientação em animais, ainda não se conhece o seu mecanismo exato de funcionamento. Segundo Steven Reppert, a dificuldade maior em provar que os seres humanos também têm sensibilidade aos campos magnéticos do planeta é que nós não nos damos conta se isso acontece ou não.

“Eu ficaria muito surpreso se não tivermos esse sentido [sensibilidade ao campo magnético da Terra]. Ele ocorre em vários outros animais. Acho que a questão é mostrar como usamos isso.”

(R7 Notícias)

Nota: O que você acha disso? Acaso cego ou design dos mais inteligentes? Aves migratórias dependem totalmente desse senso de orientação para chegar vivas ao local em que, depois de voos que exaurem completamente suas reservas nutricionais, possam encontrar alimento e boas condições de sobrevivência. É outro tipo de instinto que não poderia se desenvolver ao longo dos séculos. Tinha que funcionar bem desde o início.[MB]

Leia também: "Olho da lula é bem parecido com olho humano", "Olho de camarão revela design superinteligente" e "Encontrado animal marinho com olhos de cristal"