quarta-feira, julho 20, 2011

EUA: onda de calor leva governadora a pedir orações

A região central dos Estados Unidos enfrenta nos últimos dias uma onda de calor fora do normal que se estende até o leste do país, e a sensação térmica pode passar dos 50 °C. “Em um mês já foram batidos mais de mil recordes de calor”, disse Christopher Vaccaro, porta-voz do serviço de meteorologia nacional. “Mas o que é realmente fora do comum é a duração desta onda de calor, sua gravidade e sua extensão”, afirmou, explicando que há 24 Estados afetados e que o número pode aumentar para mais de 30 nos próximos dias. Segundo a imprensa americana, 13 pessoas morreram devido às altas temperaturas dos últimos dias. Há semanas o calor afeta uma grande parte do centro do país, da fronteira com o Canadá até o Texas, no sul. Estas zonas registram “níveis perigosos” de calor, que combinados com uma umidade extrema, provocam sensações térmicas recordes, segundo os meteorologistas. Na segunda-feira, a sensação térmica em Knoxville, Iowa (centro), chegou aos 55 °C. Em Freeport, Ilinois (norte), e em Madison, Minnesota (norte), foi de 51 °C. Em Nebraska (centro), Wisconsin (norte) e Dakota do Sul (norte) esteve perto dos 50 °C.

Em Washington, onde nesta terça-feira era esperada uma temperatura máxima de 35 °C, deve haver também um aumento maior nos próximos dias, assim como em todo o leste do país, com exceção da Florida e do nordeste. “A onda de calor não vai deixar o centro do país e a situação deve se agravar”, disse Vaccaro.

No centro, têm se multiplicado os alertas e as mensagens à população para que, principalmente os mais velhos, permaneçam em suas casas com o ar condicionado ligado ou que aproveitem a climatização dos centros comerciais. Também alertaram para a detecção dos primeiros sintomas de desidratação, como náuseas, febre ou dor de cabeça.

Na capital americana, a companhia elétrica Pepco pediu aos consumidores que economizem energia para evitar apagões. Chicago pôs à disposição da população seis centros para aqueles que quiserem aproveitar o ar condicionado (bibliotecas e edifícios públicos, entre eles).

Do outro lado do país, enquanto a temperatura é normal para o verão na Califórnia (oeste) e Arizona (sudoeste), em Nevada (oeste) e Utah (oeste) há alertas de incêndios, segundo os serviços de meteorologia. A governadora do Oklahoma (sul), a republicana Mary Fallin, pediu no último domingo para que as pessoas “se unam numa oração para que chova”, mas até agora as preces não adiantaram.

(Terra)

Nota: Quando a crise extrapola os recursos humanos, muitas pessoas (inclusive governantes) se voltam para a religião e a fé. Crises maiores estão a nossa frente e esse padrão comportamental deverá ser mais frequentemente observado. E a religião nascida do desespero pode degenerar em fanatismo e intolerância.[MB]

Leia também: "Raios cósmicos influenciam temperatura na Terra" e "FAO pede US$ 120 mi para ajudar afetados pela seca na África"