sexta-feira, janeiro 04, 2013

A formação do mundo



Ideia central 1: Deus criou a Terra para ser habitada (Is 45:18). Portanto, planejou cada detalhe a fim de que ela fosse apropriada para receber as criaturas que iriam povoá-la a partir do quarto dia. O “princípio” de Gênesis 1 é um tempo desconhecido, embora a semana da criação tenha ocorrido alguns milênios atrás. A criação da luz inaugura essa semana e, por causa dela (e da rotação do planeta), começou a haver tarde e manhã, num ciclo ininterrupto de 24 horas. 
 

Ideia central 2: A criação da atmosfera, com a proporção exata dos gases que a compõem e que possibilitam a existência de vida, e das plantas, com seu papel indispensável na produção de alimentos e oxigênio, é outra evidência do cuidado de Deus que pensou em cada detalhe em nosso benefício. A lição 2 (da Escola Sabatina) reafirma o poder do Criador capaz de separar a terra das águas (2Pe 3:5) e de iluminar as trevas do coração (1Co 4:6). Esse mesmo poder pode operar maravilhas na vida daquele que crê.

Para refletir 

1. Gênesis menciona que “no princípio criou Deus”. Que tempo é esse?
2. Que luz foi aquela criada no primeiro dia da semana da criação? O que a luz e outros elementos criados nos primeiros dias revelam sobre o cuidado de Deus?
3. A atmosfera e as plantas também “falam” de design inteligente. Em que sentido?
4. A lição desta semana reafirma o poder de Deus sobre a vida dos que creem. Como ele atua?