quinta-feira, janeiro 31, 2013

Universidades importantes têm cursos reprovados

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União uma nova relação de cursos superiores que tiveram desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2011, que leva em conta a estrutura das instituições, o quadro de professores e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nova lista traz 38 graduações de 21 instituições de ensino, entre elas quatro universidades federais, as universidades católicas de São Paulo (PUC-SP), Campinas (PUC-Campinas), de Minas Gerais (PUC-Minas) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os cursos que receberam nota igual ou menor que 2 no CPC - em uma escala que vai até 5 - serão punidos com a suspensão de autonomia, ficando impedidos de abrir novas vagas enquanto não forem cumpridas as exigências do MEC para a melhoria dos indicadores. Na lista estão sete centros universitários, quatro institutos federais de educação, cinco universidades privadas, além das quatro universidades federais: de Rondônia, do Tocantins, do Vale do São Francisco e do Recôncavo da Bahia. Veja a lista completa no Diário Oficial de hoje.

De acordo com o MEC, a portaria publicada hoje complementa o conjunto de medidas para melhoria do ensino superior anunciada em dezembro. “Esses cursos obtiveram conceito insatisfatório pela primeira vez e ainda não haviam entrado na listagem oficial de perda de autonomia porque passavam por processo de análise, concluída agora”, disse o órgão por meio de sua assessoria. [...]


Comentário do leitor Murilo Bernardo Pereira: “Observando a relação de universidades que não atingiram o índice satisfatório exigido pelo MEC, divulgado neste mês no Diário Oficial, podemos perceber que a nota 4 [a máxima é 5] no Enade do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) é ainda mais valiosa. Universidades famosas como a PUC, por exemplo, entraram na lista de cursos reprovados. Ou seja, fundamentado no Criacionismo [mas sem deixar de ensinar o evolucionismo], nosso curso está à frente de instituições que impõem o evolucionismo. Isso é um importante índice a favor do Criacionismo.”