quinta-feira, janeiro 03, 2013

Jesus: Criador do céu e da Terra

Ideia central 1: O Deus Criador revelado na Bíblia é Jesus Cristo e a semelhança textual entre Gênesis 1:1 e João 1:1-3 aponta para isso. Outros versos bíblicos declaram que Jesus é o Alfa e o Ômega (Ap 1:17) e que Ele criou todas as coisas (Cl 1:16), não podendo, portanto, ser Ele mesmo criado. Essa verdade bíblica é muito significativa, pois apresenta Deus profundamente envolvido com Sua criação, a ponto de ter Se tornado humano para morrer pelos pecadores, tendo convivido com eles por três décadas. Jesus é o Deus todo-poderoso com um coração humano. 

Ideia central 2: A Bíblia não tenta provar que Deus existe; ela assume essa verdade como certa e óbvia (afinal, o relógio pressupõe a existência do relojoeiro). Embora devamos exercer fé para crer que o Universo foi criado por Deus a partir do nada (Hb 11:3), existem na natureza muitas evidências de design/projeto intencional. O Salmo 19:1-3 afirma que os céus manifestam/proclamam a glória de Deus. De fato, as leis finamente ajustadas que regem o Universo e possibilitam seu funcionamento certamente apontam para um Legislador. Se algumas dessas leis tivessem valores ligeiramente diferentes, a realidade que nos rodeia seria inviável. Portanto, a existência do Universo exige uma causa e seu funcionamento perfeito indica uma causa inteligente. O melhor de tudo é saber que o mesmo poder por meio do qual tudo foi criado está à nossa disposição para nos recriar. Esse poder é a palavra de Deus. 

Para refletir 

1. Quem é o Deus Criador apresentado na Bíblia? O que isso tem de importante para nós, seres humanos?
2. Existem evidências lógicas de que o Universo tenha sido criado por Deus?
3. Que esperança nos traz a compreensão de que o mesmo poder criador do Universo está à disposição dos que creem?