segunda-feira, janeiro 21, 2013

Criacionistas que fazem boa ciência

Por “boa ciência” geralmente se entendem aquelas pesquisas feitas com bastante rigor e que fornecem dados experimentais sólidos, reconhecidos por outros pesquisadores da área e divulgados em publicações científicas. Os evolucionistas geralmente acusam os criacionistas de não fazer “boa ciência” e de “parasitar” os dados obtidos em pesquisas de “cientistas darwinistas”. Ignoram (deliberadamente?) que praticamente não existe verba para pesquisas que tenham viés criacionista e que é forte o preconceito contra cientistas que pensam de modo diferente do mainstream acadêmico. O 7º Encontro de Criacionistas, realizado no Unasp, campus São Paulo, entre os dias 17 e 20 de janeiro, serviu para mostrar que esse preconceito é infundado. Entre os palestrantes, estavam os cientistas adventistas Arthur Chadwick (biólogo e paleontólogo) e Leonard Brand (doutor em biologia evolutiva pela Cornell University). Ambos apresentaram relatórios interessantes de suas pesquisas de campo (o Dr. Chadwick praticamente “morou” por dez anos no Grand Canyon e hoje realiza pesquisas sobre fósseis de dinossauros no Wyoming [confira aqui]).

Entre os palestrantes brasileiros estavam os Drs. Marcos Eberlin (químico da Unicamp), Nahor Neves de Souza Jr. (geólogo do Unasp) e Eduardo Lutz (astrofísico), entre outros.

Lamentavelmente, embora o evento tenha sido divulgado dentro e fora da Igreja Adventista, não havia sequer um evolucionista entre os cerca de 200 participantes de todo o país (e se havia, não quis se manifestar para ganhar um livro de presente). No 6º Encontro (me lembro bem), um repórter da Folha de S. Paulo participou anonimamente do evento, sem entrevistar sequer um palestrante ou a equipe organizadora.

Seria bom que muito mais gente tivesse visto e ouvido o que nós vimos e ouvimos. Seria bom que muito mais professores e estudantes da rede adventista de educação tivessem estado lá, a fim de ampliar seus conhecimentos. Seria bom que mais membros de igreja compreendessem a importância do criacionismo no contexto atual em que o secularismo e o relativismo crescem em nossa sociedade. E seria bom que os evolucionistas se dessem pelo menos ao trabalho de ouvir o que nossos cientistas têm a dizer.

Na edição de março da Revista Adventista, publicarei uma reportagem com mais detalhes sobre o evento. Antes disso, não se esqueça do evento on-line de fevereiro e de que em maio o Unasp campus Engenheiro Coelho sediará um simpósio universitário sobre criacionismo.

Os artigos dos palestrantes podem ser lidos aqui. E abaixo estão algumas fotos do encontro em São Paulo.

Michelson Borges

Público presente no sábado

Palestrantes do evento

Homenagem ao Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira, presidente-fundador da SCB

Museu de Ciências Naturais do Unasp

Com o Dr. Arthur Chadwick (e sua gravata com dinossauros)

Com o Dr. Marcos Eberlin

Com o amigo Dr. Nahor