quarta-feira, abril 15, 2015

Criacionismo para crianças

Um dos maiores diferenciais da Rede Adventista de Educação é o ensino do criacionismo (juntamente com o evolucionismo, claro) e a promoção do binômio fé/ensino. Entendemos que o verdadeiro objetivo da educação, como diz Ellen White no livro Educação, é ensinar as pessoas a pensar e não meramente reproduzir o pensamento dos outros. Para isso, nada melhor do que levar os alunos a ter contato com o contraditório, com ideias opostas, dando-lhes condições de analisar, julgar e escolher.

Pensando nisso, resolvemos criar um “pacote” de conteúdos e recursos que vão ajudar os professores nessa importante tarefa de, paralelamente à ministração dos conteúdos obrigatórios, mostrar aos educandos que a fé cristã bíblica é racional, razoável e coerente com o método científico. Todo esse material já está disponível num site que serve de apoio às revistas História da Vida (níveis 1 e 2). Essas publicações existem há nove anos, e nossa intenção é que sua utilização seja intensificada daqui para a frente. Assim, no site você encontrará, além da versão online da revista, vídeo aulas, apresentações em Prezi, sugestões de leitura, quadrinhos e planos de aula com sugestões e dicas de utilização de todo esse material.

Os Prezis (do nível 2) podem ser utilizados pelo professor em sala de aula ou em “capelas”, tendo os vídeos como guia para o preparo da aula/palestra. Mas, se ele preferir, os próprios vídeos poderão ser exibidos aos alunos, já que têm duração de 20 minutos, em média. Dois vídeos e dois Prezis já estão disponíveis no site. No segundo semestre, disponibilizaremos mais dois de cada.

Vivemos em uma época em que o conhecimento do criacionismo é muito superficial, o preconceito aumenta e as dúvidas se ampliam. Por isso, mais do que nunca, precisamos aproveitar as oportunidades e os recursos ao nosso alcance para mostrar aos nossos alunos que existe um Deus Criador que os ama e que deixou muitas “pistas” espalhadas na natureza.

O site www.historiadavida.com.br aguarda por você. Bom proveito!

Michelson Borges
Jornalista e editor da Casa Publicadora Brasileira