quinta-feira, abril 16, 2015

O micro-ondas, o Big Bang e o Universo em expansão

Sinais inteligentes vindos do espaço?
Por muitos anos, livros e revistas de divulgação científica, sem contar inúmeros documentários e reportagens em todos os tipos de mídia apresentaram como verdade incontestável a teoria sobre a origem do Universo conhecida como Big Bang. Também assumiam como fato a ideia consequente de que o Universo estaria se expandindo a velocidades cada vez maiores. E mais recentemente, uma notícia repercutiu na imprensa mundial: fortes sinais de rádio intrigaram cientistas americanos e os fizeram até considerar que isso poderia se tratar de uma evidência da existência de extraterrestres inteligentes. A crença antiga no Big Bang e na expansão acelerada do Universo está sendo abalada. E essa descoberta mais recente simplesmente caiu por terra. Vamos ao primeiro caso.

Os astrônomos têm descoberto corpos celestes como quasares e galáxias que parecem ser mais antigos do que o próprio Universo que, segundo os pesquisadores, teria cerca de 13 bilhões de anos (confira). Mas como explicar o fato de haver objetos mais antigos do que o Universo que os contém? Como explicar a visualização de galáxias antiquíssimas, há bilhões de anos-luz de distância (e, portanto, no passado distante) já plenamente formadas, se a teoria vigente até aqui era a da evolução gradual das galáxias? Ou elas foram criadas prontas, ou a teoria do Big Bang precisa de sérias revisões. [Continue lendo.]