terça-feira, outubro 19, 2010

Homer Simpson é um “verdadeiro católico”

Homer Simpson, pai da família politicamente incorreta retratada no desenho animado Os Simpsons, foi considerado um “verdadeiro católico” pelo L’Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano. Para a Igreja, o desenho animado explora conceitos como família, comunidade, educação e religião de maneira ímpar. O jornal cita o fato de que Homer dorme durante os sermões de sua igreja local e inflige “humilhação sem fim” a seu vizinho evangélico, Ned Flanders, lembrando que sua família sempre reza antes das refeições e, além disso, crê na vida após a morte. “Os Simpsons é um dos poucos programas para crianças nos quais a fé cristã, religião e questões sobre Deus são temas recorrentes”, afirmou o jornal em um artigo intitulado “Homer e Bart [filho de Homer no desenho] são católicos”.

O jornal citou a análise de um padre jesuíta, Franceso Occheta, de um episódio transmitido pouco após a morte do Papa João Paulo II. No episódio, Bart Simpson se matricula em uma escola católica, onde conhece um padre que o converte para o catolicismo com sua gentileza. Em seguida, Homer decide virar católico, para o horror de sua mulher e de seus companheiros evangélicos. O episódio toca em assuntos como conflito religioso, homossexualismo e pesquisa de células-tronco.

“Poucas pessoas sabem, e ele faz de tudo para esconder, mas é verdade: Homer J. Simpson é católico”, afirma L’Osservatore Romano.

O Vaticano já havia elogiado o desenho animado no passado, afirmando que “o relacionamento entre o homem e Deus” era um dos temas principais da série, que reflete a “confusão religiosa e espiritual de nossos tempos”.

(Opinião e Notícia)

Comentário do leitor Marco Dourado: “Em um episódio clássico da quarta temporada, intitulado ‘Homer, o herege’, Lisa pergunta a Homer: ‘Pai, por que passou a dedicar sua vida a blasfemar?’ Touché! De lá para cá, Homer não perde uma mísera chance para esculhambar a fé cristã: cada membro da Trindade, a Bíblia e as crenças fundamentais do cristianismo. Há até um episódio em que Marge e Lisa assistem a um comercial de TV em que garotas atendentes de um posto de gasolina fazem performances sexuais explícitas para seduzir um motorista. Detalhe: todas portam um crucifixo reluzente e uma voz ao fundo anuncia: ‘Igreja Católica. Nós fizemos algumas... mudanças.’ O Vaticano acha que cooptar Os Simpsons para sua vitrine atrairá os jovens? É mais fácil os já católicos se tornarem mais parecidos com Homer. Já vimos esse filme no antigo Israel.”

Nota: Lembre-se de que o Vaticano também já elogiou o grupo musical que pregava um mundo sem religião e que afirmou que seria mais famoso que Jesus Cristo: os Beatles. Confira aqui. Tenho certeza de que os católicos fieis e sinceros não aprovam isso.[MB]

Leia também: "Não bastava ser politicamente incorreto?"