quarta-feira, outubro 13, 2010

Vai ter com a abelha (2)

Michelson, bom dia! Ao ler sua postagem “Vai ter com a abelha”, me vieram à mente os seguintes textos de Ellen White: “Na manhã do dia 10 de novembro de 1900, sábado, entramos na igreja [adventista] de São Francisco, e encontramo-la lotada até o máximo de sua capacidade. Ao estar diante do povo pensei no sonho e na instrução que me haviam sido dados muitos anos atrás, e senti-me encorajada. Olhando o povo congregado, compreendi que podia dizer: ‘O Senhor cumpriu Sua palavra.’ [...] Durante os últimos poucos anos a ‘colmeia’ em São Francisco tem sido sem dúvida uma colmeia muito ocupada. Muitos setores do trabalho cristão têm sido desenvolvidos por nossos irmãos e irmãs. Neles se incluem a visitação aos enfermos e desamparados, fundação de lares para órfãos e a obra em favor dos desempregados, o cuidado dos doentes, o ensinamento da verdade de casa em casa, distribuição de literatura e a promoção de classes sobre vida saudável e o cuidado dos enfermos. Uma escola para crianças é dirigida no porão da casa de culto da Rua Laguna. Durante algum tempo foi mantido um lar para trabalhadores e uma missão médica. Na Rua do Mercado, próximo ao teatro municipal, havia salas de tratamento que funcionavam como sucursais do Sanatório Santa Helena. No mesmo local havia um armazém de alimentos saudáveis. Próximo ao centro da cidade, não distante do edifício Call, era dirigido um restaurante vegetariano, o qual funcionava seis dias na semana e ficava inteiramente fechado aos sábados. Ao longo do ancoradouro realizava-se trabalho missionário a bordo. Em várias oportunidades nossos pastores dirigiram reuniões em grandes salões na cidade. Assim a mensagem de advertência foi dada a muitos” (Review and Herald, 5 de julho de 1906; Beneficência Social, p. 112).

“A laboriosa abelha dá um exemplo aos homens inteligentes que bem fariam em imitar. Esses insetos observam perfeita ordem e não admitem nenhum ocioso em sua colmeia. Executam o trabalho que lhes foi designado com uma inteligência e atividade além da nossa compreensão. [...] O sábio chama nossa atenção para as pequenas coisas da Terra: ‘Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento’ (Pv 6:6-8). ‘As formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida’ (Pv 30:25). Desses pequeninos professores, podemos aprender uma lição de fidelidade. Caso melhorássemos com a mesma diligência as faculdades que um Criador todo sabedoria nos tem concedido, quão grandemente aumentaria nossa aptidão para a utilidade. Os olhos de Deus estão sobre a menor de Suas criaturas; não considera Ele então o homem formado à Sua imagem, e dele requer correspondentes juros por todas as vantagens que lhe tem concedido?” (Testimonies, v. 4, p. 455, 456).

Precisamos de uma igreja atuante em todas as áreas da sociedade. Temos muito que fazer... Precisamos implementar o Projeto Colmeia de Deus.

Haruo Yano