sábado, outubro 23, 2010

“Senhor das Armas” quer combater crime organizado

O ator Nicolas Cage fez na quinta nas Nações Unidas um pedido para que a organização coopere na luta contra o crime organizado, mas que essa batalha não passe por cima dos direitos humanos nem deixe de lado as vítimas de grupos mafiosos. Cage é embaixador de boa vontade da ONU para a justiça mundial e participou de Viena em uma conferência sobre os dez anos da Convenção de Palermo, o maior instrumento legal internacional contra o crime organizado. “Em minha carreira fiz muitos papéis: heróis e vilões, amantes, perdedores e até criminosos e combatentes do crime. Mas ser embaixador da boa vontade para a justiça mundial é meu papel mais difícil e significativo”, afirmou o ator diante de dezenas de diplomatas.

Ele ressaltou que o crime organizado só pode ser combatido por uma frente internacional comum, já que as redes ilegais são muito poderosas para qualquer Estado sozinho enfrentar sozinho. [...] Cage, que viajou como embaixador da ONU a África, Uganda e Quênia, e se reuniu com vítimas do crime organizado, definiu este mal como “uma infecção mortal” que se expande com rapidez por todo o mundo.

(Terra)

Nota: Conforme o leitor Wagner Aguiar bem recordou, em 2005 foi lançado o filme “Senhor das Armas”, no qual Cage é um contrabandista internacional de armas – o que não deixa de ser uma apologia ao crime organizado. Agora ele quer combater aquilo que apregoou no filme? Participando de produções cinematográficas desse tipo, Cage age como um adventista que estivesse vendendo bacon ou cerveja. Ou seja, é pura incoerência.[MB]