Um
estudo inédito realizado pelo IAB Brasil revela que, para o
brasileiro, a internet já é o meio de comunicação mais importante. De acordo
com a pesquisa, um em cada três brasileiros consome pelo menos duas horas de internet
por dia e navega em sites por pelo menos quatro aparelhos diferentes. Comparada
ao rádio, à TV e ao jornal, a internet já é a mídia mais consumida, não só em
casa, como no trabalho, na escola, em restaurantes, shoppings e reuniões
presenciais. Dentre os quase 40% que surfam pelo menos duas horas por dia,
somente 25% conseguem gastar o mesmo tempo com a TV. Essa, por sinal, é o meio
menos usado entre jovens de 15 a 24 anos.
O
público feminino passou o masculino no quesito preferência e consumo de
atividades de mídia. 84% das internautas usa a internet várias vezes ao dia e
65% assiste TV frequentemente enquanto navega na web.
Em
casa, a internet é a mais utilizadas das mídias em todos os períodos do dia:
69% acessam pela manhã, 78% também acessam à tarde e 73% conectam à noite.
Apesar do cada vez maior acesso a smartphones e tablets, desktops (77%) e
laptops (59%) ainda são as formas mais usadas para acessar a Internet.
O
consumo de mídia em mais de um dispositivo é uma tendência. De acordo com a
pesquisa, 66% da audiência online já
acessa a internet por mais de dois aparelhos diferentes e 25% dos adultos entre
25 e 34 anos acessa através de quatro ou mais dispositivos.
O
uso do computador em paralelo com outras mídias também é maior. 61% usam um
desktop ou laptop para acessar a internet enquanto assiste à TV. Maioria de 65%
são mulheres.
De
acordo com a pesquisa, o público online
no Brasil é aberto e receptivo à propaganda digital. 36% acha que anúncios na
web incomodam menos e são mais sinceros que em outros canais. 44%, no entanto,
acreditam que anúncios de TV ainda são mais marcantes que em outras mídias.
O
estudo apontou ainda que as redes sociais estão mais presentes nas classes
sociais com menos poder aquisitivo e que um terço das pessoas prefere navegar
mais do que qualquer outra atividade. Surpreendentemente, esse número inclui
também adultos com mais de 55 anos.
(Techtudo)
Leia também:
“As redes sociais e o evangelho viral”