quarta-feira, maio 09, 2012

Arte rupestre mais antiga é bem sofisticada

Especialistas discutem há tempos se os sofisticados desenhos de animais de uma famosa caverna francesa são, de fato, os mais antigos do tipo no mundo e um estudo publicado na última segunda-feira (7) sugeriu que sim. As curvas suaves e os detalhes finos das pinturas de ursos, rinocerontes e cavalos da caverna Chauvet, na pitoresca região de Ardeche, no sul da França, são tão avançadas que alguns acadêmicos as datavam entre 12.000 e 17.000 anos atrás. Isso as situaria como relíquias da cultura Magdaleniana, na qual os ancestrais humanos usaram ferramentas de pedra e ossos para criar uma arte impressionantemente avançada. Anteriormente, os cientistas [haviam demonstrado], através de datação por radiocarbono de amostras de arte na pedra, carvão vegetal e ossos de animais encontrados na caverna Chauvet, que os desenhos eram mais antigos, provavelmente com antiguidade compreendida entre 30.000 e 32.000 anos. Agora, segundo estudo publicado no periódico americano Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas franceses acreditam ter conseguido a confirmação de que as pinturas são “as mais antigas e mais elaboradas já encontradas”.

As descobertas se basearam em uma análise, denominada datação geomorfológica e cloro 36, das superfícies das rochas em torno do que se acredita ser a única entrada da caverna. A pesquisa demonstra que um despenhadeiro começou a ruir 29 mil anos atrás e voltou a sofrer desmoronamentos ao longo do tempo, selando definitivamente a entrada da caverna para os humanos cerca de 21 mil anos atrás. Isso significa que as pinturas tiveram que ser feitas antes disso, o que sustenta a ideia de que foram criadas por pessoas da cultura Aurignaciana, que viveram entre 28.000 e 40.000 anos atrás.

“Concordando de forma notável com as datações de radiocarbono da ocupação humana e animal, esse estudo confirma que as pinturas na caverna Chauvet são as mais antigas e mais elaboradas já descobertas, desafiando nosso conhecimento atual sobre a evolução cognitiva humana”, destacou o estudo.

Segundo o principal autor, Benjamin Sadier, as descobertas põem fim a qualquer debate sobre quando os desenhos podem ter sido feitos com base em seu estilo.
"O que nosso trabalho demonstra e outro trabalho que será publicado em breve é que o método de datação por estilo não é mais válido", explicou à AFP em entrevista por telefone.
"Ao provar que esta caverna ficou fechada para sempre 21.500 anos atrás, nós erradicamos completamente a hipótese de uma pintura mais recente na caverna e também confirmamos a idade da caverna, que já era conhecida através da datação de radiocarbono", acrescentou.
A caverna e suas pinturas notavelmente bem preservadas foi fechada ao acesso humano devido à queda de rochas e só recentemente redescoberta em 1994.
Os cientistas que participaram do trabalho são procedentes das universidades de Savoia e Aix Marseille, bem como do Centro Nacional de Pré-história.


Nota: Não é de hoje que datações contrariam o desejo darwinista de que os seres vivos (não apenas os humanos) fossem menos complexos e capazes, no passado. Isso já aconteceu com a água viva, acontece com os neandertais (cada vez que se descobre algo novo sobre eles) e com as elaboradas pinturas “pré-históricas” que desafiam a arte de muitos artistas contemporâneos e as técnicas de pintura modernas. Que tipo de pigmento e fixadores os artistas do passado usaram, capazes de resistir ao tempo e mostrar toda a sua exuberância, tantos anos depois (ainda que sejam alguns poucos milhares)? Arte refinada e tecnologia não parecem combinar com a descrição dos “homens pré-históricos” que os livros didáticos nos fizeram engolir.[MB]


Leia também: "DNA confirma veracidade de pintura rupestre" e "Tumbas egípcias de 4.300 anos têm cores 'frescas'"