domingo, maio 27, 2012

Crise é “maior insegurança econômica em décadas”

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta-feira que a atual crise econômica é “a pior insegurança econômica das últimas décadas”, podendo ser a maior desde a crise econômica provocada pela queda da bolsa de Nova York, em 1929. Em palestra aos formandos da universidade Harvard, a mais tradicional dos Estados Unidos e considerada a melhor do mundo, a chefe da instituição alertou sobre as altas taxas de desemprego. “A geração de vocês terá que enfrentar a pior insegurança econômica das últimas décadas, talvez desde a Grande Depressão. Basta observar alguns sinais. A incapacidade de 75 milhões de jovens para encontrar um trabalho sério. O aumento das desigualdades que estão gerando tensões no pacto que une nossas sociedades. O medo que o motor da economia mundial não esteja à altura como foi possível no passado.”

Lagarde lamentou que o mundo não possa dar melhor herança aos jovens que saem das universidades americanas. “Agora é o momento para que vocês invistam no seu talento, sua determinação e seu idealismo para poder superar essas dificuldades.”

As taxas de desemprego nos Estados Unidos são maiores entre os jovens. Segundo dados do governo americano, a taxa é de 4,3% para formados em carreiras com quatro ou mais anos de duração, enquanto chega a 6,8% para cursos de menor tempo de estudo. O grupo é a metade da população sem trabalho do país.