quinta-feira, maio 13, 2010

Desrespeito a Jesus

Deu na IstoÉ desta semana: “O canal americano Comedy Central, que exibe o polêmico desenho ‘South Park’ satirizando personalidades de todo o mundo, pretende lançar uma nova atração. Vai se chamar ‘JC’ e o personagem principal será Jesus Cristo. O enredo: cansado do destino no reino do céu ao lado de seu ‘poderoso a apático pai’, ele vai morar em Nova York para aproveitar a vida mundana da cidade.”

Por outro lado... em abril, o site da IstoÉ Dinheiro publicou o seguinte: “O canal Comedy Central censurou esta semana todas as referências ao Profeta Maomé em um episódio da série de animação ‘South Park’, famosa por sua total irreverência, depois que seus criadores receberam várias ameaças de morte. Um porta-voz da Comedy Central (grupo Viacom, também proprietário do estúdio Paramount), confirmou nesta quinta-feira à AFP que o canal substituiu com um ‘bip’ todas as menções ao nome de Maomé na trilha sonora do desenho. ‘Posso confirmar que o Comedy Central acrescentou ‘bips’ depois de receber o último episódio’, declarou o porta-voz. As imagens do profeta foram, por sua vez, cobertas de negro.

“O canal não confirmou oficialmente que as mudanças estejam vinculadas às declarações realizadas no início da semana pelo grupo Revolution Musulman (Revolução Muçulmana). O grupo extremista declarou que os criadores de ‘South Park’, Matt Stone e Trey Parker, corriam o risco de acabar como o cineasta Theo Van Gogh, assassinado por um extremista muçulmano em Amsterdã, em 2004. [...]”

Nota: É sempre mais fácil achincalhar os pacifistas...[MB]