terça-feira, maio 18, 2010

Gigantes do Photoshop


Já perdi a conta dos e-mails que recebi nos últimos dias perguntando sobre os supostos gigantes descobertos por supostos paleontólogos. O texto que acompanha os tais e-mails é este: "É realmente impressionante, e ao mesmo tempo emocionante ver uma prova tão incontestável da veracidade da Bíblia! Gênesis 6:2-4. Raça híbrida, anjos que se materializaramn em corpos carnais para ter relações sexuais com as filhas dos homens. O resultado dessa relação, os nefilins ou os homens de fama, era para muitos apenas um relato improvavel e motivo de crítica pelo que a Bíblia já há muito tempo relata. Abra as fotos e olhe."

Em primeiro lugar, essa história de que anjos teriam se relacionado sexualmente com mulheres é pura ficção. "Filhos de Deus" e "filhas dos homens" eram expressões usadas para se referir, respectivamente, ao povo de Deus e aos infiéis. Essa mistura é que foi reprovada por Deus e deu origem a filhos "valentes", brigões e sem temor do Senhor. Gigantes eram relativamente comuns naquele tempo em que a espécie humana guardava muito da perfeição em que fora criada.

Em segundo lugar, basta observar o tamanho do crânio na foto para perceber que o corpo teria cerca de dez metros, ou seja, seria muito maior do que a Revelação nos conta (homens de quatro a cinco metros). Anos atrás, uma foto semelhante a essa foi espalhada na rede. Muitos cristãos desavisados a consideraram a prova da existência dos gigantes. Até que se descobriu que era a foto vencedora de um concurso de Photoshop (programa de edição de imagens).

Em terceiro lugar, esses e-mails sensacionalistas nunca trazem a fonte original da pesquisa, em que periódico científico foi publicada e o nome do(s) pesquisador(es).

Finalmente, é bom lembrar que esse tipo de boataria internética apenas traz descaso sobre a Palavra de Deus. Há evidências arqueológicas e históricas suficientes para confirmar o pano de fundo histórico das Escrituras. Não precisamos de falsas provas.

Michelson Borges

Leia também: "Especulações arqueológicas"