terça-feira, maio 04, 2010

Padrões que se alteram, vaidades que se ampliam

O Photoshop é fundamental? De onde vem a obsessão pela forma perfeita, a juventude e o padrão de beleza aceito pela sociedade? O Adobe Photoshop, software de recurso de edição, possibilita que todos cheguem a esse status, estampando capas de revistas e peças publicitárias de todo o mundo, mas quase nada é 100% real. A busca por um sonho inalcançável pode gerar insatisfação e transtornos psicológicos, em uma sociedade que, de acordo com especialistas, associa o caráter do indivíduo à sua aparência. Assim como o poeta Vinícius de Moraes já pregava a beleza, a psicanalista e coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do LIPIS da PUC-Rio, Dra. Joana Novaes, explica ao Opinião e Notícia que a personalidade e a imagem estão interligadas no imaginário social. “O perverso nessa história é que a mídia moraliza a beleza e passa um discurso de que só é feio quem quer. Com tantos recursos, de um direito passa a ser um dever se cuidar e melhorar sua imagem.” Para ela, o diferencial da contemporaneidade é responsabilizar o indivíduo pelo próprio corpo, e quando um ideal não é alcançado, o mesmo se frustra.

“O padrão de beleza conhecido é um corpo de classe. Requer tempo, dinheiro, renúncia e sacrifício. O corpo ideal não é para todos e pode ser visto como um capital, um lócus de investimento muito importante”, afirmou Dra. Joana Novaes.

Consultora para Unilever, que desenvolveu a Campanha Dove Pela Real Beleza, com outros especialistas de todo o mundo, Joana seguiu a contramão das publicidades e expôs o “efeito photoshop” [foto acima] em vídeos-propaganda, além de campanhas com “mulheres de verdade”.

(Opinião e Notícia)


O primeiro estranhamento que [a] fotografia [acima] causou, ao ser publicada recentemente foi a identificação da atriz Norma Bengel (quarta da esquerda para a direita) como a ministra e pré-candidata à presidência Dilma Rousseff. Mas uma outra coisa me chamou atenção nessa foto da passeata dos 100 mil, pela democracia e pela cultura, no fim da década de 70: os corpos das musas da hora. Com exceção da quinta mulher, Cacilda Becker, todas as outras eram atrizes e símbolos sexuais: Leila Diniz, destruidora de tabus; Eva Wilma, a então namoradinha do Brasil, estrela de novelas e do teatro; Odete Lara, atriz e cantora; e Normal Bengell, que anos antes fizera o primeiro nu frontal do cinema.

Todas naturais. Nada de silicone. Eva Wilma devia usar sutiã 36. Leila Diniz tinha os braços flácidos perto das fortonas de hoje. Norma Bengell ostentava uma barriguinha. A mais magra, Odete Lara, passa longe dos esqueletos que desfilam nas passarelas atualmente.

Fico a imaginar uma passeata como essa hoje. Como iriam as famosas da primeira fila da manifestação. Os seios certamente chegariam primeiro. Barriguinhas, só saradas – e, possivelmente, de fora. Os braços sarados certamente causariam medo na oposição.

(Mero exercício de ficção, claro. Foi-se o tempo em que celebridades participavam de um ato como esse. Hoje, no máximo, reclamariam em 140 caracteres, no Twitter. E olhe lá.)

(Mulher 7x7)