quarta-feira, maio 19, 2010

Trabalho em favor dos universitários

No mês passado, estive com o pessoal da Sociedade Universitária Adventista de Maringá (Suam). Apresentei palestra na Igreja Central de Maringá, PR, e pude conhecer um pouco do trabalho que a sociedade faz pelos universitários na cidade. A Suam foi fundada em 1974, com objetivos bem claros: promover o desenvolvimento espiritual de seus membros; difundir a mensagem do advento por meio de atividades de evangelismo; incentivar a prática dos princípios de saúde e temperança; promover cursos conferencias e exposições que têm que ver com o universitário adventista, envolvendo temas teológicos, científicos, sociais e culturais; realizar encontros a fim de propiciar a sociabilidade cristã; manter intercâmbio técnico, científico e religioso com órgãos ou instituições semelhantes; e colaborar com entidades civis visando à preservação do ambiente.


Durante anos, a Suam vem apoiando os universitários adventistas durante sua vida acadêmica, fazendo com que permaneçam firmes em seus princípios religiosos. Uma das conquistas em que a Suam esteve presente nestes anos foi a aprovação da lei estadual nº 11.662, em 10 de janeiro de 1997, que torna obrigatório aos estabelecimentos de ensino da rede pública e particular, de 1º, 2º e 3º graus, a abonação de faltas de alunos motivados por princípio de consciência religiosa.

Atualmente, a Suam tem envolvido os universitários em projetos focalizados em diversas áreas, a saber: (1) proporcionar um plano de preparo físico e espiritual para os pré-universitários um mês antes do vestibular, conforme os princípios de saúde difundidos pelos adventistas; (2) oferecer plantões de véspera a todos os pré-universitários interessados; (3) manter um pequeno grupo jovem na Universidade Estadual de Maringá; (4) realizar anualmente cultos de ação de graças com os formandos; (5) localizar pessoas interessadas em cursos de pós-graduação, possibilitando a existência de turmas durante a semana; (6) promover atividades esportivas – caminhadas, vôlei, basquete, entre outras; (7) apoiar campanhas de doação de sangue, cadastro de medula óssea, arrecadação de alimentos e agasalhos; (8) organizar eventos e congressos engajados com as necessidades atuais dos jovens, divulgando tais eventos nas Universidades.

Portanto, o maior objetivo da Suam não é apenas desenvolver atividades com um pequeno grupo de universitários adventistas, mas, sim, possibilitar que os estudantes “não [passem] por alto a juventude; compartilhem eles do trabalho e da responsabilidade. Sintam caber-lhes uma parte a desempenhar no ajudar e beneficiar a outros” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 435). “Dessa forma, que todos os nossos adolescentes progridam não só em sua vida acadêmica, mas que também se desenvolvam ao lado de Cristo, para se tornarem homens fiéis, que não se comprem nem se vendam, dos quais o mundo tanto necessita, para atingir a todos na pregação do evangelho, abreviando a volta do nosso Senhor”, escreve o Ricardo, um dos membros da diretoria da Suam.

Está aí um modelo a ser imitado por outros estudantes espalhados pelos campi do Brasil.