sexta-feira, maio 14, 2010

Uma semana de impacto

“E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. [...] Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:4, 9). Este texto bíblico tem sido relacionado com o descanso provido por uma relação salvadora com Deus; o descanso que vem da paz que sentimos quando O recebemos no coração. Para alguns estudiosos, Hebreus 4 também se refere ao descanso final que desfrutaremos quando chegarmos à Nova Jerusalém, na companhia do Criador e de todos os remidos de todas as épocas. Mas, como o verso 4 menciona o sábado, podemos considerar o sétimo dia da semana e a pausa restauradora provida por ele como um antegozo do Céu, quando nossa relação com Deus será aprofundada a um nível que jamais seria possível neste lado da eternidade e quando estaremos livres da triste realidade do pecado e suas consequências já tão conhecidas depois de seis milênios de lutas e sofrimentos.

Nesse sentido, o descanso sabático instituído por Deus para a humanidade – antes mesmo de haver qualquer judeu sobre a Terra e antes da queda dos primeiros seres humanos – é, além de um monumento da Criação e uma pausa para adoração mais significativa, uma janela para o futuro glorioso que aguarda aqueles que amam a Deus. Quem não gosta de guardar o sábado, isto é, de dedicar 24 horas para o que de mais importante há nesta vida – nossa relação com o Criador –, dificilmente apreciaria estar no Céu, no grande descanso final. O sábado é um “ensaio” para o que nos espera. É a ponte do Éden perdido (pois foi estabelecido lá) para o Éden restaurado (pois também será guardado lá). [Para saber mais detalhes bíblicos sobre o sábado, clique aqui.]

Amanhã será um sábado especial para os mais de 2 milhões de adventistas do sétimo dia da América do Sul. Será o dia do projeto Impacto Esperança. Essa multidão de guardadores do sábado irá às ruas, visitará as casas e estabelecimentos comerciais para partilhar a esperança que tem e sugerir uma solução para o estresse, para a deterioração da família, para o fortalecimento da relação com Deus, convidando as pessoas a descobrirem a bênção do sábado. Para tanto, serão distribuídos mais de 20 milhões de exemplares da revista Um Dia de Esperança, escrita por editores da Casa Publicadora Brasileira e da Casa Publicadora da Argentina. Quase um milhão dessas revistas, na versão online, já foram espalhadas por meio das redes sociais e e-mails.

Em Tatuí, cidade em que fica localizada a Casa Publicadora Brasileira, tivemos uma semana de impacto, com ações sociais preparativas para o “dia D” (amanhã). No dia 9, os desbravadores e aventureiros entregaram 500 rosas para as mães que passaram pela praça central da cidade entre 8h e 10h da manhã. No dia 12, o Ministério da Mulher realizou medição de pressão e entregou folhetos sobre saúde, na mesma praça, das 9h30 às 11h30. No dia 13, foi a vez de os alunos e funcionários da Escola Adventista de Tatuí entregarem nos semáforos milhares de sementes de uma árvore que ajuda a desenvolver um predador natural da larva do mosquito da dengue. Alguns desses alunos visitaram o gabinete do prefeito e estiveram com o presidente da Câmara Municipal. Amanhã, além de todas as igrejas adventistas da cidade estarem envolvidas na distribuição de milhares de revistas Um Dia de Esperança e do livro Sinais de Esperança, cerca de 300 jovens adventistas doarão sangue para abastecer os bancos da região. No domingo, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) entregará à primeira-dama do município os agasalhos arrecadados numa campanha realizada pelas igrejas da cidade.

Como apoio espiritual e motivação para todas essas atividades, durante a semana, os quase 500 funcionários da Casa Publicadora Brasileira realizaram cultos matinais com breves reflexões sobre o sábado. Além disso, a cada hora, também durante esta semana, uma dupla de funcionários se dirigiu à capela da editora para orar pelo projeto, aos pés de uma cruz montada com mais de 10 mil livros (foto ao lado).

Possivelmente, uma de duas coisas poderá acontecer com você amanhã: ou você será convidado a espalhar esperança por meio das revistas e de seu sorriso, ou receberá a revista em sua casa, na rua ou no local de trabalho. Doando ou recebendo, aproveite a oportunidade de entrar no descanso de Deus – o descanso de uma vida transformada pelo Espírito Santo e do senso de utilidade e de amor ao próximo.

Michelson Borges


“[Os adventistas] têm um trabalho da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Não há nenhum outro trabalho de tão grande importância. Não devem permitir que nenhuma outra obra lhes absorva a atenção” (Ellen G. White, Testimonies for the Church, v. 9, p. 19).

Leia também: “Por que os adventistas guardam o sétimo dia?” e “Para viver com esperança”