quinta-feira, maio 27, 2010

Exemplo de amor à Bíblia

No sábado à noite, dia 22, faleceu a senhora Yolanda Anversa da Silva, 92 anos, de parada cardiorrespiratória. O enterro foi no domingo, em Curitiba, e juntou muitas pessoas conhecidas e outras que nem faziam ideia da importância dessa mulher para a história da Igreja Adventista. Yolanda nasceu em 1917 em Xavantes, interior de São Paulo, e foi professora de ensino religioso no antigo Colégio Adventista Brasileiro (CAB), hoje Unasp campus São Paulo. Filha de italianos, era a terceira de seis irmãos. Os princípios bíblicos que aceitou aos 12 anos de idade a acompanharam até a morte. Foi casada com o pastor Waldemar Rodrigues da Silva, com quem teve três filhas. Uma das suas regras de vida era estudar detidamente a Bíblia e isso a levou a participar de concursos internacionais promovidos por Israel, de onde voltou com o primeiro lugar em 1958 e em 1961. Aliás, na segunda vez tinham conferido a ela o segundo lugar, mas depois de apurações verificaram que era dela o primeiro lugar e ela ficou com os dois troféus. Havia 22 anos viúva, a senhora cristã dedicava seu tempo aos menos favorecidos e, quando a idade limitou seus movimentos, o coração serviu de apoio a muitos que buscavam conselho. Ela deixa as três filhas, dez netos e sete bisnetos. [Na foto acima, o embaixador de Israel, Yosef Tekoah, cumprimenta Yolanda.]

Notas sobre Yolanda na Revista Adventista:

"Após uma luta pelo desempate entre Yolanda Anversa da Silva (Brasil) e o Rabino Yihya Alsekh (Israel), os juízes deram o 1º lugar ao rabino. Mas a imprensa e o público não aceitaram o veredicto do júri, pois Yolanda também respondeu à pergunta do desempate. Foi feita tão grande propaganda a seu respeito que, afinal, lhe concederam também a Medalha de Ouro do 1º lugar. Por isso ela é a única que tem duas medalhas." - Moisés S. Nigri, Revista Adventista de janeiro de 1965.

"As proezas do povo de Deus são resultado da confiança nEle, e essa confiança é o resultado direto da leitura, da assimilação, da meditação e prática dos ensinos maravilhosos da Santa Palavra de Deus - a Bíblia", disse Peixoto da Silva, na Revista Adventista de janeiro de 1962.

"Ah! Eu gostaria que todos os que me leem estivessem comigo na noite de 3 de outubro de 1961! Veriam o interesse, o entusiasmo de uma nação por um concurso sobre a Bíblia". - Yolanda Anversa da Silva, Revista Adventista de fevereiro de 1971.

"Dizia de mim para mim: a Bíblia é a carta de Deus aos homens. Se eu tenho que ler alguma coisa boa, vou ler a Bíblia e entesourar no coração e na mente seus ensinamentos. Mas como começar? Valeu-me a tabela do então chamado 'Ano Bíblico'... Formar esse hábito não foi fácil. Quantas coisas aconteceram através desse tempo! Mas a firme vontade de estar apegada à Palavra foi vencendo." - Yolanda.

(Fabiana Bertotti, ASN)