terça-feira, maio 31, 2011

Piora a crise gerada pela fome no mundo

O preço dos alimentos pode dobrar nos próximos 20 anos e a demanda em 2050 será 70 por cento maior que a atual, disse a organização de caridade britânica Oxfam nesta terça-feira, alertando sobre a piora da fome à medida que a economia global de alimentos se aproxima do colapso. “O sistema de alimentos está quase falido no mundo”, disse a executiva-chefe da Oxfam, Barbara Stocking, aos repórteres, anunciando o lançamento de campanha Cresça no momento em que 925 milhões de pessoas passam fome todos os dias. “Todos os sinais são de que o número de pessoas passando fome está crescendo”, afirmou Stocking. A fome tem aumentado por conta da crescente inflação no preço dos alimentos e nos picos de preços do petróleo, disputas por terra e água e uma ameaçadora mudança climática. Prevê-se que o preço dos alimentos aumente em torno de 70 a 90 por cento até 2030 antes de se levar em conta os efeitos da mudança climática, que deve quase dobrar os preços novamente, declarou a Oxfam.

“Agora entramos em uma era de crise crescente, de choque em cima de choque: aumentos vertiginosos nos preços dos alimentos e picos de preços do petróleo, eventos climáticos devastadores, derretimentos financeiros e contágio global”, disse a entidade em um relatório.

Intitulado “Cultivando um Futuro Melhor: Justiça Alimentar em um Mundo de Recursos Limitados”, o relatório afirma: “A escala do desafio não tem precedentes, e também o prêmio: um futuro sustentável no qual todos tenham o suficiente para comer.”

A Oxfam acredita que uma maneira de domar a inflação no preço dos alimentos é limitar a especulação nos mercados futuros de commodities de agricultura, e negou apoio ao uso de alimentos como matéria-prima para biocombustíveis. “A especulação financeira deve ser regulamentada, e o apoio aos biocombustíveis que substituem alimentos deve ser desmantelado.”

Stocking disse concordar que reguladores introduzam limites de posição nos mercados futuros de commodities de agricultura, sublinhando que a especulação financeira agrava a volatilidade dos preços. O relatório diz: “O vasto desequilíbrio no investimento público na agricultura deve ser corrigido, redirecionando os bilhões atualmente investidos em fazendas industriais não sustentáveis em países ricos para as necessidades de produtores de alimentos de pequena escala em países em desenvolvimento.”

(Terra)

Nota: Jesus previu que “fomes” seriam um sinal de Sua segunda vinda. Injustiças também: enquanto alguns se preocupam com o tanque cheio do automóvel, outros não têm o que comer. Note o que diz o relatório da Oxfam: “Agora entramos em uma era de crise crescente, de choque em cima de choque.” O que se pode esperar mais deste mundo e de seus líderes? Em tempos de crise, mudanças rápidas podem acontecer...[MB]