segunda-feira, maio 23, 2011

Velocidade da luz é superada

Era suposto ser o único limite de velocidade que nunca poderia ser quebrado, mas cientistas alegam ter demonstrado a possibilidade de se viajar a velocidades superiores à velocidade da luz. Esse feito contradiz uma das alegações centrais da teoria da relatividade como proposta por Albert Einstein – de que nada, em condição alguma, pode se mover a velocidades superiores a 300.000 km por segundo (essa é a velocidade da luz). Em teoria, viajar a velocidades superiores à da luz nos faria regressar no tempo. De acordo com a Física convencional, uma pessoa que viaje para além da velocidade da luz chegaria ao destino antes de partir. Mas dois físicos alemães alegam ter forçado a luz a superar sua própria velocidade usando o fenômeno “quantum tunnelling”.

A experiência focou o percurso dos fótons de micro-ondas através de dois prismas. Quando os prismas foram afastados um do outro, a maioria dos fótons refletiu o primeiro prisma que encontraram e foi captada pelo detector. Mas uns poucos pareceram afunilar-se através de uma falha que os separava, como se os prismas ainda estivessem juntos.

Embora esses fótons tivessem viajado uma distância superior, eles chegaram ao seu detector ao mesmo tempo em que os fótons refletidos. Isso sugere que a velocidade entre os dois prismas foi superior à velocidade da luz.

O Dr. Gunter Nimtz, da Universidade de Koblenz, disse à revista New Scientist:
“Por enquanto, essa é a única violação da teoria da relatividade que eu conheço.”

Se a velocidade da luz pode ser aumentada, o que isso nos diz em relação à luz que nos chega de galáxias a “milhões de anos-luz” da Terra? Se a régua com a qual [alguns querem] falsificar a linha temporal bíblica está danificada (ou, pelo menos, não é constante), será ela útil para se atacar a Bíblia?

Geralmente, os avanços científicos demoram tempo até chegar aos “locais de culto” dos militantes evolucionistas (veja-se o tempo que durou para eles finalmente se aperceberem de que o Homem de Piltdown era uma fraude), e, como tal, é possível que evolucionistas não saibam que a velocidade da luz pode não ser constante, e, assim, o fato de podermos ver galáxias a “milhões de anos-luz” da Terra não é argumento contra a Terra jovem.

(Darwinismo)

Nota: Existem pesquisas que sugerem que a velocidade da luz estaria diminuindo, o que adicionaria outra dúvida sobre as tremendas distâncias e escalas de tempo relacionadas com o Universo, que são da ordem de bilhões de anos. Não há consenso entre os criacionistas quanto à idade do Universo e nem mesmo quanto à idade da Terra (inorgânica). O consenso entre os criacionistas bíblicos diz respeito à idade da vida na Terra (ou seja, o tempo transcorrido desde a semana da criação): de seis a dez mil anos. Poderiam também as estrelas e as galáxias ser mais “jovens”? Quem sabe...[MB]

Leia também: "Galáxias modernas pouco depois do Big Bang?" e "Galáxias velhas num universo jovem"