segunda-feira, agosto 13, 2012

As primeiras instituições adventistas no Brasil

Em 1º julho de 1896, passou a funcionar em Curitiba, PR, o primeiro educandário adventista no Brasil, o Colégio Internacional de Curitiba (escola particular), no qual trabalharam Guilherme Stein Jr., Vicente Schmidt e, depois, Waldemar Ehlers (em 1898). O colégio (foto ao lado) chegou a alcançar a matrícula de 120 alunos, logo no primeiro ano de existência. A instituição foi fechada em 1904.

Em Gaspar Alto, SC, foi estabelecida, em 15 de outubro de 1897, a primeira escola missionária (denominacional) adventista brasileira (Escola Superior de Gaspar Alto), dirigida inicialmente por Guilherme Stein Jr. (substituído em 1900 por John Lipke). Dela saíram colportores, professores e alguns pastores que, “unidos no mesmo ideal, trabalharam em regiões diversas espalhando a mensagem adventista pelo Brasil afora” (História de Nossa Igreja, Departamento de Educação da Associação Geral da IASD, 1959, p. 312).

A escola missionária de Gaspar Alto (foto ao lado) foi transferida para Taquari, RS, em agosto de 1903, tendo como diretor o professor Emílio Schenk. Posteriormente, foi transferida para São Paulo, por sua melhor localização. Ali, em 1915, foi estabelecido o Seminário Adventista, conhecido depois como Colégio Adventista Brasileiro (CAB) e Instituto Adventista de Ensino (IAE), hoje Centro Universitário Adventista (Unasp, campus São Paulo). Seus fundadores foram John Lipke e J. H. Boehm. De certa forma, a Escola Superior de Gaspar Alto pode ser considerada o embrião do Unasp.

A obra de publicações adventistas em língua portuguesa, no Brasil, e a Sociedade Internacional de Tratados (depois Casa Publicadora Brasileira) teve início com a impressão do periódico Arauto da Verdade, em 1900 (publicado até 1913, quando foi substituído pela revista Sinais dos Tempos, até 1918). Inicialmente, a impressão dos materiais foi terceirizada.

Para melhor atender à obra de publicações, foi decidido o estabelecimento de uma editora denominacional no Brasil. Por sugestão do pastor Huldreich Graf (o primeiro pastor adventista designado para o Brasil), ela foi instalada junto à Escola Missionária de Taquari, RS, em 1904. Em 1907, a editora foi transferida para Santo André, e, em 1985, para Tatuí (fotos abaixo), no interior do Estado de São Paulo.



Resumindo:

1896 – Colégio Internacional de Curitiba (particular)
1897 – Escola Superior de Gaspar Alto (denominacional)
1900 – Casa Publicadora Brasileira

Michelson Borges, autor de A Chegada do Adventismo ao Brasil (esgotado)