domingo, agosto 05, 2012

Notícias de um mundo em decadência

1. Os Mercenários 2 ganhou um novo pôster, que reúne o grande elenco numa reencenação da Santa Ceia. Jean-Claude Van Damme  será o vilão e terá sua própria equipe de mercenários para enfrentar Sylvester Stallone e seus amigos. Além de Stallone e Van Damme, estão no elenco Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris, Yu Nan, Jason Statham, Liam Hemsworth, Jet Li, Dolph Lundgren, Terry Crews, Randy Couture e Scott Adkins, entre outros. (Fonte: Omelete) [Não é de hoje que os estúdios hollywoodianos produzem suas baixarias e blasfêmias, alimentando mentes em todo o mundo com seu lixo cinematográfico. - MB]

2. De saia até o joelho, meia-calça, salto alto e blazer, Bruna, 21, analisa processos num escritório em São Paulo, onde faz estágio em direito. Até o domingo passado, o traje social e o olhar sério a colocavam na condição de “funcionária padrão”. Foi quando imagens dela em plena avenida Paulista, só de calcinha, com os peitos de fora e as inscrições “violação, não” no corpo, chegaram aos jornais, sites e canais de TV, deixando os colegas de trabalho boquiabertos. Bruna Themis (codinome adotado por ela) é a mais nova integrante do Femen, grupo nascido na Ucrânia e espalhado pela Europa que tem, desde junho, uma “filial” no Brasil [contra o qual os ortodoxos ucranianos não se revoltam; eles só hostilizam pacifistas]. Numa espécie de “flash mob”, elas tiram a roupa no meio da rua para denunciar turismo sexual e defender causas como a liberdade para fazer aborto – ativismo conhecido como neofeminismo, no qual se usa o corpo como forma de protesto [e, curiosamente, expõem o corpo aos ávidos fotógrafos que exploram o corpo delas para aumentar a “audiência”]. A fundadora do movimento no país, Sara Winter (sobrenome também fictício), 20, e Bruna andam atarefadas em busca de novas adeptas do movimento. Cerca de 20 voluntárias de São Paulo, Rio e Minas Gerais estão sendo entrevistadas. Além do engajamento nas causas, é necessário o principal: coragem para fazer topless sem se incomodar com olhares repressores. A maioria das interessadas é jovem, como elas, na casa dos 20. (Folha de S.Paulo)

3. Chicotes, algemas, roupas atrevidas: o sucesso de Cinquenta Tons de Cinza está disparando as vendas das sex-shops britânicas. Os acessórios usados pelo protagonista Christian Grey, com um sucesso nunca desmentido pela sua parceira Ana Steele, são os mais procurados nas sex-shops do Reino Unido. E não só... [...] “Recebemos muitos telefonemas de homens. Perguntam, um pouco nervosos, se temos os objetos usados no livro”, brinca Joanna Wierzbicka, uma das vendedoras da loja. Até as músicas mencionadas pela escritora E. L. James se tornaram sucessos de vendas. Depois de séculos relegada para o esquecimento, a música “Spem in alium”, de Thomas Tallis, o compositor renascentista, chegou ao top de vendas dos clássicos, segundo a Official Charts Company. E uma orquestra exclusivamente feminina gravou todas as obras citadas no livro. E a moda não escapa a esta moda, com dois costureiros a lançarem coleções inspiradas em Cinquenta Tons de Cinza, nos Estados Unidos e Reino Unido. (DN) [Quem disse que a vida não imita a “arte”?]

4. Depois da peça publicitária da marca de preservativos Prudence – excluída do Facebook após críticas de internautas –, agora é um comercial da cerveja Nova Schin que gerou repercussão negativa nas redes sociais. Os usuários do Twitter, Facebook e Youtube acusam o vídeo “Homem Invisível” de incentivar a violência sexual contra a mulher. No Twitter, criou-se a hashtag #NovaSchinIncentivaEstupro. Numa página do Facebook , internautas protestam contra a propaganda, pedem uma retratação da empresa e exigem que o comercial seja retirado do ar. “Tirar a roupa de uma mulher sem o seu consentimento - e em público - é abuso sexual e é crime. Exigimos retratação”, diz campanha, direcionada à cervejaria. No vídeo, um grupo de amigos reunido num quiosque de praia observa mulheres na areia, até que um deles diz: “Já pensou se a gente fosse invisível?” Na sequência, duas mulheres que caminham pela praia sentem que são tocadas pelas costas por pessoas ‘invisíveis’. Em outro momento da peça publicitária, algumas mulheres saem de um vestiário, invadido pelos ‘invisíveis’, sem a parte de cima do biquíni. Nessas duas cenas, as mulheres se assustam e fogem. [...] (UOL) [Não é novidade comerciais de cerveja (e não só eles) tratando as mulheres como objeto de consumo, mas os publicitários parecem estar se “superando” a cada nova peça.]

5. A Heineken começa a vender neste mês, em São Paulo e Curitiba, uma cerveja com tequila e limão. A “Desperados” foi lançada em 1995, na França, e é vendida em cerca de 50 países. Focada no público jovem, a bebida chega ao mercado nacional com um preço de R$ 3,50 (mercados) e R$ 13 (baladas), segundo a empresa. A Heineken tem apostado no mercado nacional, nos últimos anos. Em maio, a empresa anunciou o lançamento de um barril de 4 litros da marca Kaiser. Segundo a empresa, a meta é dobrar a participação no mercado brasileiro até 2020, mas ela não divulga qual é a participação atual. Para o lançamento da Desperados, a Heineken promete realizar ações em redes sociais nos próximos meses. (UOL) [Já é sabido que o álcool, mesmo com consumo moderado, faz estragos na saúde, mas as cervejarias estão preocupadas com isso? E para quem pensa que é o vinho que faz bem, vale a pena ver isto.]

Nota: Como bem lembrou o jornalista Ruben Holdorf, “a respeito do interesse da Heineken no Brasil, o entendimento é simples. A cervejaria é a patrocinadora oficial da Liga dos Campeões de Futebol da Europa e, provavelmente, será uma das patrocinadoras da Copa. Daí o interesse em multiplicar o número de ‘bebuns’ no Brasil e dar um fim à lei que proibia o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Quem lucra com isso? Deputados e senadores corruptos que aceitaram votar uma lei (Lei Geral da Copa) que destruiu a soberania nacional”.


Leia também: "Homens e mulheres em decadência", "O declínio da Europa (e do mundo)" e "A cultura da decadência"