quarta-feira, agosto 22, 2012

Pesquisa mostra que álcool aumenta risco de câncer

Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, divulgaram nesta quarta-feira (22) a primeira evidência de que a bebida alcoólica pode ser cancerígena. A descoberta surge quase 30 anos depois dos primeiros estudos da área levantarem uma ligação entre o consumo de álcool e certos tipos de tumor. Líder do estudo, a pesquisadora Silvia Balbo afirmou em encontro na Filadélfia que o corpo humano quebra as moléculas do álcool que existem na cerveja, no vinho e nos licores. Esse processo de metabolização forma o acetaldeído, que tem estrutura semelhante a de um composto conhecido por ser cancerígeno: o formadeíldo, ligado a tumores nos pulmões, no nariz, no cérebro e no sangue (leucemia) humano. A substância, diz Silvia, também traz sérios danos ao DNA, o que pode acarretar em anomalias no organismo da mesma forma como age o câncer.

“Nós, agora, temos a primeira evidência de que o acetaldeído processado após o consumo de bebida prejudica drasticamente o DNA”, explicou Silvia no 244º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química.

A pesquisa foi feita em três semanas com dez voluntários que tinham de beber doses crescentes de vodca uma vez por semana. O grupo descobriu que os níveis de alteração do DNA aumentavam até 100 vezes horas após a ingestão da bebida, assim como nas células sanguíneas. Só após 24 horas é que as taxas voltavam ao normal.

Silvia alerta que a maioria das pessoas tem um mecanismo de defesa, a enizmadesidrogenase, que transforma o acetaldeído em acetato, uma substância inofensiva para o corpo. Além disso,  ela pontua, é pouco provável que o câncer se desenvolva em pessoas que bebam pouco ou apenas socialmente, apesar de o álcool estar associado a outros malefícios sociais.

No entanto, 30% dos asiáticos, cerca de 1,6 bilhão de pessoas, não têm essa enzima protetora. Como não conseguem “destruir”  a substância cancerígena, eles são mais propícios de adquirir câncer.


Nota: Dada a “força social” do álcool (e da indústria por trás dele), os pesquisadores via de regra tentam amenizar o resultado de suas pesquisas. Não sei quanto a você, mas eu prefiro não arriscar. A vida é muito preciosa para se brincar de “roleta russa”. Bem que as garrafas de bebidas alcoólicas podiam vir com aquelas fotos horríveis que estampam as carteiras de cigarros e serem proibidas propagandas que glamourizam o consumo de álcool.[MB]

Digite a palavra "álcool" no buscador lá em cima para ler mais postagens relacionadas ao assunto.