quarta-feira, agosto 08, 2012

Cientistas creem que seja possível ser imortal em 2045

O empresário Dmitry Itskov e uma equipe de cientistas da Rússia querem fazer seres humanos imortais. Esse projeto é chamado de Iniciativa 2045, na qual planejam criar um avatar holográfico humano, completamente funcional, com um cérebro artificial capaz de pensar e sentir (medo, paixão, memórias). Em uma carta aberta ao mundo, Itskov disse: “Quando a vida acaba é que percebemos o quanto nós não fizemos, que não tivemos tempo suficiente para fazer o que realmente queríamos.” Ainda na carta, Itskov pontua: “Peço para tomar nota da importância vital do financiamento do desenvolvimento científico no campo da imortalidade cibernética e do corpo artificial. Essa pesquisa tem o potencial para libertá-lo, assim como a maioria de todas as pessoas no nosso planeta, desde a doença, a velhice, até a morte.”

O empresário ainda ressalta que a contribuição para inovações de ponta nas áreas de neurociência, nanotecnologia e robótica androide “é mais do que construir um futuro mais brilhante para a civilização”, mas também uma “estratégia de negócios inteligente e rentável que irá criar uma nova indústria da imortalidade”.

A questão agora é saber se o empresário pode obter o dinheiro necessário para cumprir seus objetivos.

A Iniciativa 2045 tem um longo caminho pela frente no mundo das interfaces cérebro-máquina, cujo objetivo é conseguir construir um cérebro humano.


Nota: “Certamente não morrereis”, disse a serpente usada como médium de Satanás, contrafazendo as palavras de Deus, em Gênesis 3:4. A ânsia humana pela imortalidade (sim, porque não fomos criados para morrer e nunca nos conformamos com a morte, por mais que os darwinistas/naturalistas preguem que ela é “normal”) faz com que as pessoas busquem desesperadamente maneiras de prolongar a vida ou mesmo escapar da sepultura. Esquecem-se, porém, de que somente Aquele que é vida pode concedê-la. Somente em Cristo teremos vida eterna.[MB]

Leia também: “Now, or after we die, does an afterlife matter? $5 million seeks to answerthat question” (estão pagando muito por algo que é de graça)