terça-feira, agosto 07, 2012

Vulcão adormecido há cem anos entra em erupção

Por volta da 00h00 desta terça-feira (9h da manhã de segunda-feira, horário de Brasília), o vulcão Monte Tongariro lançou, por 30 minutos, uma nuvem de cinzas a mais de seis mil metros de altura, em meio a explosões, vapor e rochas. A atividade vulcânica chegou a atrasar alguns voos e causar o fechamento de ruas por conta de pouca visibilidade. O porta-voz da defesa civil do país, Tony Wallace, disse à BBC Brasil que ninguém ficou ferido no incidente e que o impacto da erupção foi mínimo, já que a região é pouco habitada. “Nós estamos em uma fase de monitoramento para ver se ocorrem outras erupções”, disse ele. A área não chegou a ser evacuada, mas autoridades pedem que as pessoas permaneçam dentro de casa e mantenhas as janelas fechadas.

O Monte Tongariro ainda liberava vapor nesta terça-feira, mas as atividades vulcânicas já diminuíram. A polícia disse que as ruas já foram reabertas. Especialistas disseram que foram pegos de surpresa. Eles tinham registrado uma atividade sísmica mais intensa nas últimas semanas, mas não esperavam uma erupção.

“Neste momento, as coisas estão calmas, mas devemos esperar que ele volte a qualquer momento”, disse o especialista em vulcões Michael Rosenberg à rede neozelandesa de TV TVNZ.

Meteorologistas informaram que um vento leste está levando a nuvem de cinzas em direção ao Oceano Pacífico.

Com 1.978 metros de altura, o Monte Tongariro e é um dos três vulcões localizados na região central da ilha norte da Nova Zelândia.