sexta-feira, agosto 31, 2012

Terremotos: cidade declara emergência na Califórnia

Enquanto a grande mídia destaca a chegada do furacão Isaac, um estranho fenômeno está afetando a vida de centenas de pessoas nos Estados Unidos. A cidade norte-americana de Brawley declarou estado de emergência, devido a grande quantidade de tremores de terra registrada nos últimos dias, informou nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, a Imperial Valley Press [também noticiado pelo G1, entre outros]. Brawley faz parte do Imperial Villey, região muito afetada pelos seguidos terremotos, no sul da Califórnia. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), os abalos variam de 2 a 4 graus na escala Richter, sendo que os tremores mais fortes de 5,3 e 5,5 de magnitude aconteceram no domingo.

As autoridades da cidade norte-americana decidiram declarar estado de emergência para reparar os danos causados pelos fenômenos sísmicos. Cerca de 20 residências sofreram abalos em suas estruturas, assim como lojas e escritórios. Os tremores também causaram danos em três edifícios construídos em 1930. Bombeiros informaram à imprensa local que algumas crateras se formaram no meio das estradas e que várias tubulações de água e gás foram rompidas pelos abalos.

Uma base da Cruz Vermelha em uma escola abriga dezenas de pessoas que não podem voltar para suas casas, por medida de segurança. 

Segundo o jornal Los Angles Times, os cientistas não sabem exatamente o que está acontecendo na Califórnia, mas sugerem que os eventos podem estar sendo provocados por falhas em placas tectônicas.

O USGS informa que mais de 450 tremores de terra foram registrados no sul do estado norte-americano. Nesta quarta-feira, um terremoto de magnitude 4,5 atingiu a cidade de Orange County.