terça-feira, agosto 21, 2012

Casamento: homens bebem menos, mulheres mais

Uma pesquisa publicada neste sábado (18) nos Estados Unidos mostra que os homens casados bebem menos que a média, mas que, por outro lado, as mulheres bebem mais quando estão casadas. Não se trata de estar mais ou menos satisfeito com o relacionamento. Segundo os autores, é uma questão de companheirismo. Em geral, os homens tendem a beber mais que as mulheres. Quando o casal sai junto, um faz o possível para acompanhar o outro. O resultado disso é exatamente o que a pesquisa mostra: as mulheres bebem um copo ou outro a mais do que beberiam sozinhas, e os homens acabam dispensando a saideira.

Um alerta emitido pelo estudo foi o de que os homens divorciados costumam aumentar significativamente a quantidade de álcool que ingerem. Entre eles, isso é muito mais comum do que entre as mulheres – em média, elas passam a beber menos após a separação. Porém, apesar disso, as mulheres divorciadas apresentaram maior índice de problemas relacionados com o álcool do que as casadas.

A pesquisa foi liderada por Corinne Reczek, da Universidade de Cincinnati, e apresentada em um congresso da Associação Sociológica Americana. As autoras levaram em conta dados de três estudos anteriores, que obtiveram informações sobre hábitos pessoais por meio de entrevistas.


Nota: Esse é mais um exemplo de como o casamento afeta profundamente a vida dos cônjuges e mais uma evidência de que a Bíblia tem razão em nos aconselhar a não nos prender a um “jugo desigual” (cf. 1Co 6:14). Se há uma escolha determinante na vida, essa é a do(a) futuro(a) companheiro(a) com quem dividiremos nossa intimidade – mental, física e espiritual. Por isso mesmo, esse deve ser um assunto para muita oração e consideração. Hoje posso dizer que minha esposa é minha melhor amiga, a pessoa que mais me conhece (meus pontos fortes e fracos) e que, portanto, mais me influencia. Graças a Deus, foi Ele quem nos uniu e é Ele quem tem nos abençoado ao longo de 15 maravilhosos anos de casamento. Posso afirmar: vale a pena ser casado, desde que tudo comece (e prossiga) com a bênção de Deus. Mas, se não for para ser assim, antes só do que mal casado.[MB]