sexta-feira, novembro 27, 2015

Europa tem número recorde de novos casos de HIV

Pagando um preço muito alto
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira ter registrado em 2014 o maior número de novos casos de HIV em sua Região Europeia, que também inclui a Ásia Central, desde que começou a coletar registros nos anos 1980. A OMS e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) disseram em comunicado que mais de 142.000 pessoas da chamada Região Europeia foram diagnosticadas com HIV no ano passado e que o aumento ocorreu no setor leste, grupo de 15 países que inclui Rússia, Ucrânia e a Ásia Central. O comunicado veio à tona após a publicação, na terça-feira, de descobertas do programa de aids da Organização das Nações Unidas (ONU) que revelaram que as novas infecções de HIV no geral caíram 35 por cento desde o pico da pandemia de trinta anos em 2000.

“A transmissão heterossexual é responsável pelo aumento no leste da Europa, e a transmissão por drogas injetáveis continua sendo substancial”, informou a declaração conjunta da OMS e do ECDC.

A porta-voz do ECDC, Caroline Daamen, afirmou que o “leste da Europa” se refere às partes do leste da Região Europeia, onde as organizações disseram que o número de novos casos de HIV mais que dobrou na última década.


Nota: Casos de infecção pelo HPV e de câncer de garganta (relacionado com sexo oral) também têm aumentado assustadoramente. O ser humano é livre para escolher seu caminho, ainda que seja contrário às orientações de Deus, mas não é livre para escapar das consequências dessa escolha. [MB]