sexta-feira, novembro 27, 2015

Maringá terá primeiro núcleo de estudos da SCB

Uma iniciativa louvável
No dia 5 de dezembro de 2015, terão início as atividades do Núcleo Maringaense da Sociedade Criacionista Brasileira (Numar/SCB). Trata-se do primeiro núcleo de estudos oficial da Sociedade Criacionista Brasileira. O início de suas atividades se dará no 1º Workshop do Numar/SCB, que será realizado na Câmara municipal de Maringá, localizada na Av. Papa João XXIII, 239 – Zona 2. A inscrição para o evento é gratuita e deve ser realizada no site da SCB. Os participantes receberão certificados de participação. A proposta do evento é divulgar o trabalho da Sociedade Criacionista Brasileira, bem como promover a extensão de suas atividades com a criação do núcleo. O Numar/SCB pretende oferecer ao público atividades semanais no auditório de sua sede a partir do mês de fevereiro de 2016. Para obter mais informações, é só se cadastrar na página do Facebook e aguardar as novidades. O diretor presidente do Numar/SCB é o Dr. Agrinaldo do Nascimento Junior, cuja formação é na área de Química.

“Organizar um projeto dessa natureza é bastante desafiador, pois o tema criacionismo atinge os valores humanos da sociedade, principalmente a fé, que, por sua vez, está relacionada aos princípios e ao modo de vida de cada um. Geralmente, ninguém gosta das pessoas se intrometendo em sua vida, dizendo o que fazer, mesmo que a intervenção resulte em coisas boas. Desse modo, nossa intenção não é a de nos intrometermos na vida de ninguém, mas oferecer um espaço para aqueles que desejam ouvir e refletir sobre as propostas oferecidas pelo criacionismo, inclusive sob o ponto de vista acadêmico”, diz Agrinaldo.

O quadro diretivo ainda não está completo, porém, já conta com seis doutores nas áreas de Química, Biologia, Física e Teologia; dois doutorandos nas áreas de Física e Engenharia Química; quatro mestres nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Administração e Ciências da Saúde; e um mestrando na área de Geologia. Esses profissionais e acadêmicos já estudavam isoladamente o tema, mas agora surgiu a oportunidade de um estudo coletivo e multidisciplinar, que possibilita uma discussão mais técnica e profunda sobre o tema do criacionismo.

Maringá é considerada um polo educacional, com 11 instituições de ensino superior que reúnem aproximadamente 40 mil acadêmicos vindos de todas as regiões do Brasil. Essa característica sugere um ambiente ideal para o estabelecimento do Numar/SCB.

Vale lembrar que, em outubro deste ano, a Universidade Estadual de Maringá realizou o primeiro curso de extensão com o tema “Diferentes Olhares sobre as Origens”. E um dos maiores diferenciais desse evento foi a apresentação do tema criacionismo sob a perspectiva de um professor criacionista da própria instituição, o Dr. Rodrigo Meneghetti Pontes. Esse apanhado de condições e relatos indica que Maringá tende a ser um local estratégico e referencial para o estabelecimento e a formação de um núcleo criacionista de referência.

Para celebrar a fundação do núcleo, estará presente no 1º Workshop do Numar/SCB o atual presidente da SCB – que tem sede em Brasília –, o Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira. Foram convidadas para o evento autoridades governamentais e acadêmicas da região. Na ocasião, será realizada uma entrevista com o Dr. Ruy, a fim de que a comunidade conheça um pouco de sua história, bem como da Sociedade Criacionista Brasileira.

O Dr. Ruy Vieira é engenheiro mecânico-eletricista [saiba mais sobre ele aqui], formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Entre os anos de 1954 a 1956, foi professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 1970, assumiu a chefia do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Carlos, fundando a pós-graduação que é considerada a melhor na área no Brasil. Entre 1979 a 1985, foi diretor-científico da Fapesp e um dos fundadores da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em 2003, foi representante do MEC no Conselho da Agência Especial Brasileira, participando de suas reuniões periódicas e empreendendo viagens por locais onde se desenvolvem atividades espaciais. Atuou também como consultor do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento junto à Secretaria de Educação Tecnológica do MEC. Além disso, foi um dos fundadores da Sociedade Criacionista Brasileira em 1972, sendo um pioneiro importante para o criacionismo, em seus 43 anos de atividades.

Durante o evento, o público conhecerá algumas novidades do trabalho da SCB e presenciará o pré-lançamento do livro O Profeta Daniel, o Cientista Isaac Newton e o Advento do Messias, de autoria do Dr. Ruy Vieira – o lançamento oficial será no Unasp. Em seguida, o professor Fabio Porto apresentará a palestra “Teria a ciência o poder de validar os tempos proféticos?” Por fim, será apresentado o projeto Numar/SCB e feita a inauguração oficial das atividades do núcleo, com o recebimento da placa comemorativa de fundação das mãos do presidente da SCB.

Se você é da região, corra e garanta a sua participação! As vagas são limitadas.

Equipe do Núcleo Maringaense da SCB