quarta-feira, novembro 18, 2015

Menino aparece pela primeira vez em comercial da Barbie

E a identidade de gênero como fica?
Símbolo de um padrão de beleza inalcançável para muitas meninas, com suas longas pernas e cintura minúscula, a Barbie parece estar se moldando aos novos tempos. Pela primeira vez, a Mattel, fabricante da famosa boneca, incluiu um menino num comercial. O anúncio é da Barbie Moschino, parceria da marca com a grife homônima, criada por Jeremy Scotty. No vídeo, um menino aparece entre as meninas que brincam com a boneca e diz frases como: “A Barbie Moschino é tão incrível” e “É a sua Barbie Moschino”. A novidade parece sinalizar uma mudança no perfil de uma das bonecas mais populares do mundo, que recentemente ganhou paródias como a “Barbie normal” e a “Barbie honesta”, versões mais inclusivas e humanas criadas por artistas para criticar o padrão de beleza da boneca. Disponível em duas versões, branca e negra, a Barbie Moschino vem com roupas e acessórios da grife. A edição especial, vendida no site Net-a-Porter, se esgotou em menos de uma hora.


 Nota: Conforme me escreveu a amiga psicóloga Karyne Lira, “há quem pense que brincadeira de criança é apenas algo que ocupa o tempo dos pequenos, os distrai e os diverte. Um tremendo engano! O lúdico é uma fonte rica de aprendizado, um elemento importante para o desenvolvimento infantil. Por meio de jogos e brincadeiras infantis, desenvolvemos conceitos sobre quem somos, sobre nossas habilidades, nossos papéis, sobre relações humanas, entre tantas outras coisas. Deveríamos dar mais atenção a algo que é tão importante na formação de nossas crianças.”

Que tipo de formação infantil está sendo proposta ao se vincular a imagem de um menino à brincadeira com a boneca Barbie? É certo que não podemos afirmar que um menino que brinca de boneca será efeminando, mas também não podemos calcular os efeitos para a formação da sua identidade de gênero. Ou intenção é mesmo mexer nessa identidade? [MB]