E a identidade de gênero como fica? |
Símbolo
de um padrão de beleza inalcançável para muitas meninas, com suas longas pernas
e cintura minúscula, a Barbie parece estar se moldando aos novos tempos. Pela primeira vez, a Mattel, fabricante
da famosa boneca, incluiu um menino num comercial. O anúncio é
da Barbie Moschino, parceria da marca com a grife homônima, criada por
Jeremy Scotty. No vídeo, um menino aparece entre as meninas que brincam com a
boneca e diz frases como: “A Barbie Moschino é tão incrível” e “É a sua Barbie
Moschino”. A novidade parece sinalizar uma mudança no perfil de uma das bonecas
mais populares do mundo, que recentemente ganhou paródias como a “Barbie
normal” e a “Barbie honesta”, versões mais inclusivas e humanas criadas por
artistas para criticar o padrão de beleza da boneca. Disponível em duas
versões, branca e negra, a Barbie Moschino vem com roupas e acessórios da
grife. A edição especial, vendida no site Net-a-Porter, se esgotou em menos de
uma hora.
Nota:
Conforme me escreveu a amiga psicóloga Karyne Lira, “há quem pense que
brincadeira de criança é apenas algo que ocupa o tempo dos pequenos, os distrai
e os diverte. Um tremendo engano! O lúdico é uma fonte rica de aprendizado, um
elemento importante para o desenvolvimento infantil. Por meio de jogos e
brincadeiras infantis, desenvolvemos conceitos sobre quem somos, sobre nossas habilidades,
nossos papéis, sobre relações humanas, entre tantas outras coisas. Deveríamos
dar mais atenção a algo que é tão importante na formação de nossas crianças.”
Que
tipo de formação infantil está sendo proposta ao se vincular a imagem de um
menino à brincadeira com a boneca Barbie? É certo que não podemos afirmar que
um menino que brinca de boneca será efeminando, mas também não podemos calcular
os efeitos para a formação da sua identidade de gênero. Ou intenção é mesmo
mexer nessa identidade? [MB]