quinta-feira, novembro 12, 2015

Mar Vermelho afoga o “Egito global”

"Pedras televisivas" clamando
Biblicamente falando, Babilônia e Egito sempre são utilizados como símbolos de paganismo, misticismo, idolatria, licenciosidade, arrogância e desprezo ao Deus verdadeiro. Não morro de amores pelo “bispo” Macedo nem pelo império religioso e de comunicação que ele construiu. Abomino a teologia da prosperidade e acho no mínimo incoerente veicular anúncio de cerveja nos intervalos da novela “Os Dez Mandamentos” e exibir numa emissora pertencente a uma igreja os filmes mais violentos da TV. Mas que foi bom ver essa novela bater a programação da Globo no Ibope, isso foi! As novelas da Globo têm se caracterizado ao longo dos anos pela exibição de triângulos amorosos, traição, conteúdos ocultistas e espiritualistas, assassinatos, nudismo e sexo (confira aquiaqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Bem poderiam ser comparadas à antiga Babilônia, em sua contribuição para o afastamento de Deus e dos princípios bíblicos – aliás, os folhetins globais já trataram com desrespeito personagens evangélicos. É muito bom saber que as pessoas estão conversando em seus momentos de folga sobre Moisés, o Êxodo, a travessia do Mar Vermelho, e logo mais, possivelmente, sobre os Dez Mandamentos dados por Deus a Moisés e que, ironicamente, a Universal e a Record não respeitam... Mas deixa isso pra lá, por enquanto. 

O que ocorre é que os fãs de novelas (e há aos milhões em nosso país) pararam um pouco de falar sobre quem vai trair quem para comentar temas bíblicos. Nisso, a Record está de parabéns! Céticos voltaram a lançar dúvidas sobre o Êxodo e sobre a Bíblia. E isso também é bom, pois sacode a poeira do fideísmo e obriga alguns cristãos a estudar um pouco mais as evidências que apontam para a historicidade dos relatos escriturísticos; as evidências que corroboram sua fé muitas vezes nominal. 

Colocando tudo na balança, apesar do foco na “pirotecnia” e nas melosas histórias de amor que seguram a audiência, creio que o saldo acaba sendo positivo. São as “pedras televisivas” clamando! E que venham mais produções bíblicas! E que isso caia na boca e na mente do povo! E que essas “ondas” ajudem a afogar as Babilônias e os Egitos contemporâneos!

Michelson Borges